Uma das piores sensações para quem trabalha o dia inteiro e precisa acordar cedo é a de acordar no meio da madrugada e não conseguir voltar a dormir.
Com vários possíveis motivos, é importante entender o porquê desse despertar repentino e tentar resolver a questão para poder voltar a dormir sem prejudicar o descanso noturno.
Profissionais da saúde apontam hábitos que podem ajudar a voltar ao sono, e recomendam ficar longe das telas e outros estimulantes.
A luminosidade de telas de celular, computador, televisão ou relógio podem despertar mais ainda o corpo e dificultar o sono. Além disso, olhar a hora em um relógio ou celular pode ser um forte gatilho para ansiedade.
Atividades simples e não estimulantes também podem ajudar a retomar o sono, mas, lembrando sempre: com pouca luminosidade, e longe dos celulares!
Muito frio, muito calor, muita luz… tudo pode levar quem está dormindo a ter um despertar repentino. Para voltar a dormir, é importante verificar o que incomoda e atrapalha o sono, e tentar resolver.
Os problemas do dia a dia não podem ser resolvidos à noite, e evitar pensamentos estressantes que possam trazer algum gatilho ou problemas. Esses pensamentos despertam a pessoa e impedem o sono de voltar.
Contar carneirinhos ou outras atividades entediantes (como contar de 100 até 0) podem desacelerar o cérebro e ajudar no retorno ao merecido sono.
Suplemento hormonal sintético, a melatonina estimula o sono e ajuda a regular o ciclo circadiano. No Brasil, ela pode ser comprada em farmácias, sem necessidade de prescrição médica. Ela é recomendada, especialmente, para quem tem os despertares ocasionais, e não para quem tem insônia ou questões de saúde mental.
Apesar de serem relaxantes, o trabalho de fazer o chá e a água do banho quente, ao invés de estimularem o sono, podem despertar a pessoa e dificultar mais ainda o sono.
Músicas tranquilas, sons de fundo ou meditação guiada podem ajudar a pegar no sono novamente, mas cuidado com a luminosidade! Nesse caso, abuse dos assistentes de voz do celular e speakers inteligentes.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
Se nada mais der certo, tente ler um livro. Apesar de ser uma atividade estimulante ao cérebro, ela também ajuda a desligar. No entanto, aposte em luzes baixas e amarelas, para facilitar o adormecer. Nada de luzes brancas ou telas!
DivulgaçãoIniciado no último dia 1º com encerramento marcado para o próximo dia 11, a 2ª…
Luzimar Collares pede demissão de afilada Globo. | ReproduçãoApós 25 anos de carreira na TV…
Na véspera das decisões sobre os juros básicos no Brasil e nos Estados Unidos, o…
Atacante Frontini em 2010, vestindo a camisa do Remo. Hoje, ele é executivo de futebol…
Pressionado pelo preço dos alimentos e de energia, o Comitê de Política Monetária (Copom) do…
Brasileiro rouba a cena com leque durante cobertura do Conclave. | ReproduçãoEnquanto o Vaticano se…
This website uses cookies.