Categories: MarabáNotícias

TRE gera mídias que serão usadas nas urnas eletrônicas

Nesta sexta-feira (20), o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) realizou a Cerimônia de Geração de Mídias nos cartórios das zonas eleitorais em todo o estado. Essas mídias serão utilizadas na preparação das urnas eletrônicas para as eleições municipais de 2024. O procedimento de geração de mídias envolve a gravação de arquivos em cartões de memória, os quais serão utilizados na configuração das urnas eletrônicas. Durante a cerimônia, informações como os nomes dos candidatos e candidatas, bem como seus respectivos partidos políticos, federações e coligações, foram registradas.

Além das listas com os nomes dos eleitores por seção, foram incluídos os aplicativos que permitem o funcionamento das urnas eletrônicas. Isso abrange os equipamentos usados para carregar a urna, realizar a votação, ativar os aplicativos da urna e registrar os resultados. Conforme a orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cerimônia de geração das mídias é aberta ao público.

As mídias serão usadas nas urnas eletrônicas. |Foto: Antônio Melo

“A geração das mídias é o primeiro passo para a adequada preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas no dia da votação. Depois disso, inserimos os dados finais, que incluem informações sobre os candidatos, às seções eleitorais e os eleitores, além das aplicações que serão carregadas nas urnas. Esses dados são transferidos para uma mídia, que é devidamente acondicionada e lacrada. Na semana seguinte, essa mídia será empregada na preparação das urnas propriamente ditas”, esclarece a diretora geral do TRE do Pará, Nathalie Castro.

Assim, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará, através dos juízes de cada zona eleitoral, convocou os representantes do Ministério Público Eleitoral, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dos partidos políticos, coligações e federações, além de candidatos e candidatas, e de outras entidades responsáveis pela fiscalização para acompanhar o evento.

Juíza eleitoral Reijane Oliveira. |Foto: Antônio Melo

Quer mais notícias sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp

A diretora geral do TRE do Pará, Nathalie Castro, destaca a relevância de tornar esse processo acessível ao público. “É fundamental que deixemos claro para a população, para outros candidatos, para as coligações e federações, o que a justiça eleitoral está realizando e quais dados vão para a mídia. Portanto, trata-se de um processo transparente, com sistemas que são lacrados, assinados digitalmente e criptografados, além de estarem protegidos por várias camadas de segurança do TSE. É um procedimento totalmente seguro, e a população deve ter essa confiança. Eles têm a chance de acompanhar cada etapa do processo, pois sempre buscamos garantir uma eleição bastante transparente”, afirmou.

A juíza eleitoral Reijjane Oliveira detalha como é garantida a segurança do processo. “Atualmente, todas as mídias são geradas e lacradas, com lacres devidamente assinados. No caso da zona 73, eu, como juíza, junto ao promotor eleitoral presente aqui, os fiscais de partidos, coligações e federações, todos rubricamos os lacres. No dia 25 de setembro, durante a preparação das urnas, faremos a verificação desses lacres e envelopes para confirmar que estão intactos e com as rubricas corretas. Em seguida, procederemos à inserção nos equipamentos. As urnas serão lacradas e só serão abertas no dia da votação. Os mesários e fiscais de partidos, coligações e federações também vão checar o estado dos lacres, assegurando que estejam perfeitos, íntegros e sem qualquer violação”, conclui.

Consulta

O endereço de todas as zonas eleitorais do Pará pode ser consultado no Sistema Infozonas, que também oferece informações sobre a abrangência e a composição das zonas eleitorais.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

INSS retoma perícia presencial nas solicitações de auxílio-doença; veja o que muda

O total de pedidos de auxílio-doença no Pará até outubro deste ano já superou em 21% as solicitações registradas…

46 minutos ago

Voadeira Naufraga nas Proximidades da Comunidade São Luiz do Tapajós

Desde a manhã deste sábado, 23 de Novembro de 2024, moradores da comunidade São Luís…

5 horas ago

Cartilha dá dicas para não cair em golpes na Black Friday

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um…

5 horas ago

Governo adia divulgação de resultados do CNU

O concurso do CNU visa preencher 6.640 vagas em 21 órgãos públicos. | Foto: Agência…

6 horas ago

Jovem suspeita de matar amiga é presa em Novo Repartimento

A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quinta-feira (21), Ranielly Alves Pedra, de 21 anos,…

6 horas ago

Garçonete é Agredida  na Região Garimpeira em Ataque Violento Relacionado a Conflitos Locais

Neste sábado, 23 de novembro de 2024, uma garçonete do Cabaré Dama da Noite foi…

9 horas ago

This website uses cookies.