Discutir modeles de desenvolvimento sustentáveis é uma necessidade urgente do planeta, e muito se engana quem pensa que esta é uma questão restrita a áreas de mata e preservação da floresta. As cidades e centros urbanos também precisam buscar um modelo menos agressivo de desenvolvimento, para frear os efeitos causados pelas mudanças climáticas.
Um importante evento nesse sentido é o Fórum Global sobre Edifícios e Clima, organizado em conjunto pela França e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com o respaldo da Aliança Global para Edifícios e Construção, que iniciou nesta quinta-feira (7), em Paris, na França, e seguindo até a sexta-feira (8).
Pela primeira vez, o Fórum visa congregar ministros e representantes de alto escalão de organizações-chave, incluindo o Ministro das Cidades, Jader Filho, representando o Brasil, para iniciar um novo ímpeto na colaboração internacional visando a descarbonização e a resiliência pós-COP28.
Ao longo de dois dias, o evento oferecerá uma oportunidade sem precedentes para engajar ministros responsáveis pela descarbonização e resiliência nos setores de edifícios, imobiliário e construção de todas as regiões do mundo. Mais de 800 participantes, incluindo representantes de alto nível e especialistas de organizações relevantes em toda a cadeia de valor do setor, como autoridades locais, ONGs e empresas, são esperados.
Conteúdos relacionados:
O Fórum contará com diversas sessões abordando temas-chave, mesas-redondas de CEOs e ministros, reuniões plenárias, além de exposições de soluções e propostas, proporcionando oportunidades de intercâmbio, networking e colaboração. Os governos serão convidados a endossar uma declaração conjunta, estabelecendo princípios comuns e um quadro de cooperação para os esforços globais em direção à descarbonização e à resiliência às mudanças climáticas no setor de edifícios.
Quer ler mais notícias de política? Acesse nosso canal no Whatsapp
Todas as partes interessadas no setor de edifícios serão instadas a apresentar compromissos específicos em apoio à ambição do Fórum. Este evento sucede o lançamento bem-sucedido do Buildings Breakthrough, apoiado por 28 governos, pela Comissão Europeia e por 19 iniciativas internacionais na COP28 em Dubai, em 6 de dezembro de 2023.