Richard Morgan é um idoso de 93 anos com muitos músculos e pouca gordura. | Foto: reprodução/Arquivo pessoal
Uma alimentação saudável e atividade física juntas são fundamentais para se manter em forma, equilibrar o organismo e o corpo. Esta combinação de fatores permite uma melhor qualidade de vida e um corpo saudável. Hábitos que foram fundamentais para garantir a longevidade e vitalidade de um idoso na Irlanda.
O homem de 93 anos, com idade biológica de um jovem de 30 anos, está sendo estudado por cientistas da Universidade de Limerick, na Irlanda. Eles descobriram que a aptidão física do idoso é de dar inveja a qualquer garotão.
Conteúdos relacionados:
Com essa idade, Richard Morgan tem 80% de músculos e apenas 15% de gordura. O condicionamento físico dele é semelhante ao de uma pessoa de 30 ou 40 anos.
Ele já conquistou quatro campeonatos mundiais de remo e chamou atenção com seus grandes níveis de resistência e força. E detalhe: Morgan só começou a praticar exercícios físicos há 20 anos, quando já tinha 70.
Morgan diz que seu segredo para a longevidade é simples: uma rotina de exercícios físicos e uma alimentação saudável.
Uma rotina de exercícios físicos e uma alimentação saudável são os pilares da longevidade do “atleta centenário”. |Foto: reprodução/Arquivo pessoal
Os pesquisadores registraram a atividade cardíaca, pulmonar e muscular de Morgan enquanto remava. Durante os testes, Morgan atingiu um pico de 153 batimentos por minuto, ultrapassando a frequência cardíaca máxima esperada para sua idade.
Quer mais notícias do mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp
Segundo os cientistas, isso indica que o coração dele é extremamente forte e saudável, mesmo aos 93 anos. Hoje, ele virou estudo de caso como exemplo de envelhecimento saudável e em boa forma.
Richard Morgan fazendo testes para o estudo |Foto: reprodução/Arquivo pessoal
De acordo com os cientistas, praticar apenas 20 minutos de atividade física por dia pode reduzir em cerca de um terço o risco de câncer, demência e doenças cardíacas, sendo mais eficaz do que alguns medicamentos. E que atividade física moderada por 150 a 299 minutos por semana também diminui a mortalidade em 20 a 21%.
Morgan deixou o exemplo de que nunca é tarde demais para começar a cuidar da saúde e nos dedicarmos ao exercício físico!
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
tags
Quer receber mais notícias como essa?
Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor
Conteúdo Relacionado
IMPORTANTE: Os comentários não representam a opinião do Diário Online. Os textos escritos são de inteira responsabilidade dos autores.