Belém é uma cidade conhecida por estar inserida no meio da floresta amazônica, cercada por uma imensa bacia hidrográfica. Tanto que grande parte da capital paraense é recortada por canais, igarapés e rios, como o Mata-Fome, São Joaquim, Tucunduba e muitos outros.
E um dos trechos do canal da rua dos Mundurucus, no bairro da Terra Firme, passou por uma profunda revitalização, cuja obra foi entregue na tarde deste sábado (13), ainda como parte das comemorações pelos 408 anos de Belém.
Na ocasião, estiveram presentes o governador do Pará, Helder Barbalho, o ministro das Cidades, Jader Filho, a vice-governadora, Hana Ghassan, e demais parlamentares municipais e estaduais. Todos conferiram de perto o resultado da conclusão da 1ª etapa da revitalização do trecho, que vai da avenida Tucunduba até a alameda Bom Jesus.
Ao todo, foram 800 metros de pavimentação, calçamento, sinalização viária, implantação de sistema de drenagem, iluminação e profunda intervenção no leito do canal, além da instalação de passarelas sobre as águas.
O governador do Pará ressaltou que a obra completa será finalizada e entregue aos moradores da comunidade até meados de 2024.
“Vamos continuar com a obra para concluir todo o trecho do Tucunduba até a rua Teófilo Condurú ainda no primeiro semestre deste ano. Já são dois quilômetros de canais que estão sendo entregues à população de toda a região do Tucunduba, falando no bairro do Jurunas, da Terra Firme, da Condor, Jabatiteua e Marco. São mais de 300 mil pessoas beneficiadas, e nós continuaremos as entregas, avançando com as obras“, disse Helder Barbalho.
Dol