Nesta terça-feira (19), a Câmara Municipal de Itaituba realizaria a votação do projeto que visa aumentar o número de vereadores da cidade de 15 para 19. Devido à grande repercussão negativa, o presidente da Câmara, Dirceu Biolchi, decidiu retirar a votação da pauta para que seja realizado um levantamento financeiro e de estrutura da sede do parlamento.
O projeto já havia causado debates entre os parlamentares, pois segundo informações, os vereadores aliados do Prefeito Valmir Climaco são a favor do aumento, e os da oposição são contra. Vereadores contrários ao projeto afirmaram que esperam que o cancelamento da votação seja definitivo.
LEIA TAMBÉM: Câmara Municipal de Itaituba votará projeto para aumento do número de vereadores após crescimento populacional
O argumento usado para esse aumento foi baseada nos dados do último Censo de 2022, que mostrou um aumento significativo na população de Itaituba.
A cidade, localizada no estado do Pará, agora tem uma população de 123.312 habitantes, um crescimento de 26,48% em comparação ao Censo de 2010. Este aumento populacional permitiria, segundo a Constituição Federal, a expansão do número de vereadores.
Fonte: Portal Giro