No passado, Tailândia já foi conhecida como uma das cidades mais violentas do país, mas agora a realidade é diferente.
Com constantes investimentos em segurança pública e a parceria com a gestão municipal, a população tem colhido os frutos de viver em uma cidade onde a sensação de segurança é cada vez maior.
Hoje, 18 de setembro, fazem 54 dias que não há homicídios registrados. Além da significativa redução nesse tipo de crime, outros delitos violentos, incluindo roubos, também estão se tornando cada vez mais difíceis de ocorrer.
Os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados em julho deste ano, mostrou que o município que já foi considerado o mais violento do Pará, deixou o “Mapa da Violência”.
A expressão “terra sem lei”, como ficou marcada a cidade por um período, já não retrata mais a nova realidade do jovem município de apenas 35 anos.
Para um município com mais de 100 mil habitantes e uma economia forte que tem atraído tanta gente, como a de Tailândia, esses dados são motivo de orgulho para as autoridades que compõem o sistema de segurança pública e para a atual administração local.
“A Polícia Militar e os colegas da Polícia Civil vêm caminhando junto com o poder público local, por isso a população tem uma Tailândia melhor, capaz de enfrentar os problemas do dia-a-dia, trazendo a ordem e a paz pública.” Destacou recentemente o tenente-coronel Corrêa, comandante da PM em Tailândia.
Augusto Leme, atual diretor da delegacia de Polícia Civil do município, ressalta que “o trabalho investigativo com a resolução de crimes, aliado as ações de repreensão da PM, e os projetos sociais do município, fazem toda a diferença”.
Para o gestor municipal, Paulo Jasper “Macarrão“, os avanços na segurança são fruto de vários fatores, incluindo investimentos em educação, esporte, cultura e lazer, além da boa relação com o Governo do Estado que cada vez mais fortalece as forças de segurança.
Acolhedora por natureza, Tailândia continua cultivando laços comunitários fortes, enquanto supera seus desafios. Além de reduzir os índices de violência, a cidade mantém sua reputação de calorosa e receptiva, promovendo a diversidade cultural e o respeito mútuo. Tailândia tem se tornado um exemplo inspirador de como a combinação de segurança e hospitalidade pode florescer em uma comunidade próspera.