A Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal de Belém e da Coordenadoria de Diversidade Sexual (CDS), se reuniu, na terça-feira (22) com os representantes do Grupo LGBTI+ do Pará (GHP).
No encontro foram traçadas as diretrizes de segurança e prevenção aos crimes de intolerância durante a 21ª Parada do Orgulho LGBTI+ de Belém, que ocorrerá no dia 24 de setembro. A reunião ocorreu na sede da Guarda, na capital paraense.
“Essa é a nossa primeira reunião, recebemos a programação, alinhamos alguns pontos e, agora, vamos planejar as estratégias de segurança, integrada com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e Polícia Militar, para podermos oferecer um serviço de qualidade e garantir um evento sem transtornos”, explicou o chefe da Divisão de Operações da GMB, Élcio Vale.
“A Guarda Municipal é parceira, participante de todas as edições e sabe da importância de garantir que a marcha e toda a programação ocorra sem violência e com respeito às pessoas LGBTQI+”, declarou Élcio Vale.
A parada 2023 tem como tema “Diversidade e inclusão: pluralidade, acesso e respeito” e vai contar com uma programação extensa, que abrange quatro eixos: Esporte e Lazer; Arte e Cultura; Qualificação Profissional; e Educação e cidadania.
Apoio
A coordenadora de Diversidades Sexual, Jane Gama, salienta a importância dos órgãos envolvidos. “A Prefeitura Municipal apoia os movimentos sociais e isso é visto e demonstrado com a participação das secretarias, Semob e Guarda Municipal, que também abraçam a causa e colaboram para a segurança de todes. Essa união faz toda a diferença para termos um evento saudável e seguro para cada participante,” explicou a coordenadora.
Além da marcha, que sairá da avenida Presidente Vargas, às 14h, no dia 24 de setembro, e seguirá até São Brás, a GMB também vai garantir a segurança na Aldeia Amazônica, na Pedreira, no dia 1º de setembro, durante a programação do Diversiday.