Uma campanha para incentivar a doação de sangue será promovida pela Prefeitura de Tailândia em parceria com a fundação Hemopa e Hospital Geral de Tailândia (HGT) no próximo sábado (08) no Ambulatório Médico Especializado (AME).
A meta da ação, que iniciará às 08h e encerrará às 16h, é preencher pelo menos cem bolsas de sangue. A campanha foi divulgada pelo prefeito Paulo Liberte Jasper “Macarrão”, que fez um pedido para a população.
“Quero convidar a todos, no próximo sábado, para doar sangue. Vamos colaborar, isso é vida minha gente!” comentou o prefeito.
Quem pode doar?
Para está apto a fazer a doação de sangue é necessário que o doador tenha entre 16 e 64 anos e que não tenha tido hepatite (depois dos 10 anos). Os doadores menores de 18 anos precisam estar acompanhados do responsável.
Outros critérios para ser doador é pesar pelo menos 50kg e estar bem de saúde.
Como doar?
Para fazer a doação, basta procurar o AME no próximo sábado (08) com um documento oficial com foto (RG, CNH ou passaporte).
Medula Óssea
Na mesma campanha, também será ofertado o cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). Durante o cadastro, é coletado uma amostra de sangue para exame de tipagem HLA.
De acordo com Marléa Sobrinho, assistente social do Hemopa, a chance de encontrar uma medula compatível pode chegar a uma em cada cem mil habitantes, por isso torna-se importante o cadastro do maior número de pessoas possível.