Saiba mais sobre a febre maculosa, sintomas e transmissão

A repercussão de casos de morte causados por febre maculosa tem gerado inúmeras dúvidas a respeito desta doença como o fator de transmissão da doença e qual é a diferença entre a febre maculosa e a febre normal.

A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por duas espécies de bactérias do gênero Rickettsia. Desde 2020, a doença tem notificação compulsória às autoridades de saúde no Brasil.

A infecção é transmitida pela picada do carrapato da espécie Amblyomma cajennense, popularmente conhecido como carrapato-estrela. Esse parasita costuma ter como hospedeiros cavalos, bois e capivaras.

Ele também pode ser encontrado em cães, porém a espécie de carrapato mais comum nesses animais é o carrapato-vermelho-do-cão, que não transmite a febre maculosa.

A médica Elba Lemos, pesquisadora do Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), explica que a febre maculosa começa com um quadro parecido com o de gripe, com muita dor de cabeça e febre.

Em seguida, há progressão para manchas no corpo, parecidas com as de sarampo e rubéola. Mas uma característica importante da doença é que essas manchas aparecem nas extremidades, como palma das mãos e sola dos pés. Outros sintomas incluem:

  • Tonteira;
  • Cansaço;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Falta de apetite;
  • Diarreia;
  • Dor abdominal;
  • Dor muscular constante;
  • Inchaço;
  • Gangrena (morte de um tecido) nos dedos e orelhas;
  • Pneumonia

A febre maculosa é uma doença grave com alta letalidade. Proporcionalmente, a febre maculosa mata muito mais do que dengue. De cada 100 pessoas com dengue, 2 a 3 vão evoluir para o óbito. Na febre maculosa a letalidade pode chegar a 40% e até 60% porque não foi feito o diagnóstico e tratamento precoce.

O diagnóstico da doença é um dos grandes desafios, pois ele é fundamentalmente clínico e os sintomas da febre maculosa são semelhantes ao de outras doenças mais frequentes, como dengue, leptospirose e malária. No entanto, esse é um passo fundamental para o início do tratamento.

Por: Roma News

Relacionado


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Novos dirigentes ganham espaço no Paysandu

Toda semana, o DOL Rádio Esporte apresenta novidades sobre os bastidores do esporte paraense, em…

3 horas ago

Queda de ponte: corpo de criança de 11 anos é encontrado

O número de mortos pela queda da ponte Juscelino Kubitschek entre Tocantins e o Maranhão…

3 horas ago

Três em cada dez domicílios não contam com rede de esgoto

Três em cada dez domicílios no país ainda não contam com rede de esgoto, segundo a…

3 horas ago

Polícia Militar Prende Suspeito de Furto em Itaituba

Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada nesta terça-feira, 24 de dezembro de 2024, para…

8 horas ago

Bragança se prepara para a festa da Marujada

O município de Bragança, no nordeste do Pará, se prepara para receber mais uma edição…

9 horas ago

Mulher é Flagrada Furtando Camiseta Infantil em Itaituba

Uma mulher foi flagrada furtando uma camiseta infantil na loja Donabi, localizada na travessa João…

13 horas ago

This website uses cookies.