Na manhã da última quinta-feira (18), por volta das 11h30, a Polícia Civil realizou a segunda fase da Operação Pacta Sunt Servanda, que é coordenada pela Superintendência Regional do Tapajós e tem como objetivo combater fraudes em financiamentos de veículos automotores ocorridas em Itaituba, sudoeste do Pará. A ação ocorreu no município de Carauari, situado no estado do Amazonas.
O alvo da segunda fase da operação era João Ferreira Tenório, conhecido pelo apelido de “Pernambuco”. Durante a operação, as equipes policiais conseguiram efetuar a prisão de Tenório, que já estava sendo processado em uma ação penal relacionada ao esquema de financiamento operado pela Alpha Veículos no período de 2021-2022. A investigação, presidida pelo delegado Alexandre Brito da 19ª Seccional Urbana de Itaituba, contou com o apoio da equipe do IPC Emerson, gestor da Delegacia de Carauari.
No momento da prisão, João Ferreira Tenório estava em posse de dois celulares e uma carteira de identidade com o nome de Paulo Tenório Araújo, emitida pela Polícia Civil do Estado do Pará em 01/04/2022. Além disso, em sua residência, foram encontrados uma certidão de nascimento com o mesmo nome, emitida pelo Cartório de Jacareacanga (PA), e um veículo Hyundai Creta 16A Pulse. A documentação referente à fazenda em que o suspeito criava gado também foi apreendida para fins de sequestro de bens.
Dupla presa há um mês atrás. (Foto: Reprodução)
De acordo com informações da polícia, aproximadamente 15 pessoas e uma empresa foram identificadas como vítimas do esquema fraudulento de financiamentos de veículos automotores.
Na primeira fase da operação, realizada em Itaituba no dia 18 de abril, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva contra Leonardo Silva Pinto e Edil da Costa Gomes, também suspeitos de participar do esquema.
Na ocasião, documentos e equipamentos relacionados às fraudes foram apreendidos.
Fonte: Portal Giro