Os casos de malária em Itaituba, no sudoeste do Pará, apresentaram aumento de 28% em 2023. Os dados foram informados, em boletim, nesta segunda-feira (15), pelo Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) do município.
De acordo com a coordenadoria de endemias, o balanço é de janeiro a abril de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado – 2022. Os dados indicam que, em 2022, o número de casos positivos registrados foi de 1.192; em 2023, de 1.531.
Ainda segundo a coordenação, até então, todos os registros são oriundos da zona rural do município, especialmente das regiões de garimpo, as quais abrangem o maior número de contaminados pela doença.
O nome das localidades e o número de casos registrados são, respectivamente, os seguintes: Marupá (164 casos); Tocantins (125); Bom Jardim (74); Garimpinho – Rio Amana (72); Castanheira (69).
Por conta da situação, as ações de combate à doença têm sido intensificadas, principalmente nos locais de maior incidência da doença. Dentre os serviços prestados, alguns são: busca ativa, instalação de mosquiteiro, educação em saúde e ampliação da rede de diagnósticos.
Prevenção:
Mosquiteiros;
Telas nas janelas;
Repelentes;
Roupas de mangas longas.
Boletins
Fonte: Portal Plantão 24horas News