Categories: MarabáNotícias

“Chega de morte”: ciclistas pedem segurança no trânsito

Um levantamento realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), de janeiro a maio de 2022 mostra que foram registrados 350 acidentes envolvendo ciclistas no Pará. A falta de sinalização e educação no trânsito são um dos fatores que contribuem para este cenário.

Por isso, dois grupos de ciclistas se reúnem no próximo dia 28 de abril para uma bicicletada para reivindicar mais atenção para a segurança no trânsito e pedir mais atenção ao assunto. A manifestação sairá do Mercado de São Brás, em Belém, a partir das 20h. A ideia da ação veio dos coletivos de mobilidade urbana ParáCiclo e Bike Anjo.

Leia mais

Por que somos imprudentes no trânsito?

Vítimas de trânsito e as cicatrizes invisíveis

A integrante do coletivo ParáCiclo e também presidenta da União de Ciclistas do Brasil, Ruth Costa, é mulher, negra, mãe, moradora da periferia de Belém e há alguns anos é voluntária da rede Bike Anjo. Ela atua com o objetivo de incentivar e ajudar as mulheres a perderem o medo das ruas e a se empoderarem, tendo a bicicleta como um instrumento de transformação.

Grupos fazem bicicletada na próxima sexta-feira (28) |Divulgação

“A ideia dessa ação é chamar atenção das autoridades públicas para a questão do desrespeito no trânsito, para o quanto que o ciclista é desrespeitado no trânsito de Belém. A bicicleta é um modal tão importante para as cidades, para o meio ambiente, e quem usa é desrespeitado o tempo todo. A gente vem sofrendo com muitos atropelamentos, muita falta de respeito em ciclovias e ciclofaixas que são o tempo todo invadidas por condutores de veículos motorizados e ciclofaixas que viram estacionamentos.”, detalhou a ciclista.

Leia mais

Morremos jovens na contramão da imprudência

Bicicleta: Um investimento que só faz bem

Ruth, relatou que usa a bicicleta em quase 100% dos percursos diários e disse que sonha com uma infraestrutura urbana acessível e atenta para o principal e mais urgente: punir os envolvidos em infrações e reduzir o número de mortes de ciclistas.

“Em um único final de semana do mês passado, a gente teve quatro ciclistas atropelados. Só o que tivemos conhecimento, mas, imagino que o número é bem maior, porque temos muita subnotificação. Então o sentido é chegar até as autoridades para que tomem providências”, finalizou Ruth.

Serviço

Bicicletada “Chega de Morte no Trânsito”,

Organização: ParáCiclo e Bike Anjo,

Data: 28 de abril (sexta-feira)

Local: Mercado de São Brás

Hora: 20h.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Bolsa cai 4,31% em dia tenso e reverte início positivo de mês

Num dia marcado por tensões internas, a bolsa sofreu forte queda e reverteu o desempenho…

5 horas ago

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…

1 dia ago

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

2 dias ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

2 dias ago

This website uses cookies.