Categories: MarabáNotícias

Grupo ensina construir casas com recicláveis na Grande Belém

Você acha que pode “jogar fora” seu lixo? Lembre-se que moramos em um planeta e não existe “fora”, quando se trata de descartar desde um canudinho até lixos industriais.

Por isso, a consciência ambiental ganha, a cada dia, mais destaque nas vidas das pessoas, não só por causa dos danos causados ao meio ambiente em maior escala, mas também por conta da escassez de recursos naturais no planeta. Mudanças climáticas, que muitas vezes resultam em catástrofes como tsunamis, enchentes e ciclones, em grande parte são causados pelo desequilíbrio ambiental em que o mundo se encontra.

  Cerca de 1600 sacolas plásticas foram usadas para preencher as garrafas que serão usadas na construção de paredes | Instagram  

Na Região Metropolitana de Belém, um grupo de pessoas teve a inciativa de tentar levar à população práticas e alternativas que, além de não agredir a natureza, ainda pode ajudar a reduzir a poluição, entre outros problemas ambientais causados pelo ser humano.

A Escola Viva em Movimento é um laboratório de aprendizado e compartilhamento de conhecimento em ecologia, práticas sustentáveis. Entre elas, a bioconstrução, na qual se pode construir uma parede reciclando garrafas pet recheadas com sacos plásticos, por exemplo – cada recipiente pode abrigar até cerca de 400 sacolas que normalmente teriam o lixo como destino.

  Garrafas são reutilizadas para construir as estruturas | Divulgação   

“Resignificamos sua destinação e os utilizamos na bioconstruçao de estruturas como casas, banheiros secos e escolas que promovam a educação ética nas relações de consumo, o bem-estar social”, explica Silvana Palha, uma das organizadoras do projeto. “Seus princípios básicos são a preservação do planeta através de práticas ambientais”, pontua.

  O projeto também vê a importância de levar a consciência ambiental às crianças | Divulgação  

EVENTO SOCIAL

No próximo final de semana, a Escola Viva em Movimento estará realizando uma vivência de bioconstrução na Vila São João Batista, em Santa Bárbara-PA, no sítio Refazenda Ecohostel, que fica na estrada de Genipaúba, km 12.

O evento terá uma oficina de bioconstrução sobre a fabricação de tijolos com resíduos sólidos. Além dos adultos, a vivência também contará com a presença de crianças da comunidade, cujo objetivo é conscientizar a nova geração sobre uma nova consciência ambiental.

  Construção utilizando produtos que seriam descartados no lixo | Divulgação  

Você também pode conhecer o perfil do Instagram do projeto aqui, além de poder ajudar, mesmo de longe, a dar continuidade nas ações.

Serviço

Vicência em Bioconstrução

Datas: 30 de abril a 1º de maio

Local: Sítio Refazenda Ecohostel, Estrada de Genipaúba, Km 17, Vila São João, Santa Bárbara-PA.

Contribuição: R$ 100 + 2 kg de alimento 



DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Homem é preso por suspeita de tráfico de entorpecentes em Itaituba, PA

Na noite desta sexta-feira (17), a policia militar apresentou na delegacia o homem identificado como…

3 horas ago

Dois suspeitos de homicídio morrem em intervenção policial no Pará

Dois homens morreram ao trocar tiros com agentes do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas…

3 horas ago

Fim de papo na Série B: Paysandu 1 x 1 Goiás

= 0 || location.host.indexOf('diarioonline.com.br') >= 0) { function checkWidth() { var newUrl = new URL(location);…

4 horas ago

Homem é morto a facadas na zona rural de Rurópolis, no Pará

Por volta das 7h00 da manhã deste sábado (18), a guarnição da Polícia Militar foi…

8 horas ago

Filho é preso após ameaçar a mãe com faca e facão em Tailândia

Um jovem de apenas 19 anos acabou sendo preso pela Polícia Militar, após ameaçar a…

8 horas ago

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores até 2026

Em greve há um mês, os professores de universidades e colégios federais receberam uma proposta…

8 horas ago

This website uses cookies.