Perícia após incêndio no Mercadão das Peças será concluída até sexta (14); há risco de desabamento

Na manhã desta terça-feira (11), peritos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC) e equipes do Corpo de Bombeiros iniciaram o levantamento dos danos e das causas do incêndio que consumiu uma loja de autopeças no bairro do Telégrafo, em Belém. O Mercadão das Peças foi destruído pelas chamas que iniciaram na noite de domingo (9) e seguiram até a tarde desta segunda-feira (10), após uma força-tarefa que durou 18 horas de combate ao fogo.

Responsável pela operação do CPCRC, o perito criminal José Moreira explica que o trabalho deverá transcorrer ao longo da semana. "A gente a gente não tem o objetivo de concluir a perícia hoje em função do porte da edificação. A gente está com essa semana inteira disponível pra dar atenção pra essa edificação. Se a gente conseguir entrar e verificar que tem segurança de fazer esse trabalho todo hoje, a gente vai tentar fazer. Se não, a gente vai voltar amanhã e até a sexta a gente conclui todo o levantamento", pontua.

VEJA MAIS

[[(standard.Article) Funcionários retiram o que restou das mercadorias após incêndio de mais de 15 horas]]

[[(standard.Article) Bombeiros conseguem controlar incêndio em loja no Telégrafo após 18 horas]]

A equipe precisou avaliar a melhor fora de entrar no prédio que, por conta das enormes avarias, teve a estrutura completamente comprometida e corria risco de desabamento na lateral da rua Frederico Scheneippe. Por conta disso, um trator precisou ser utilizado para realizar uma função de escoramento para impedir o tombamento de uma das paredes da edificação.

"O escoramento tem a função de evitar que essa parede venha em direção da rua. Se, mesmo assim, essa parede não resistir ao próprio peso, o escoramento vai fazer ou ela desabar na vertical ou pra dentro do imóvel. É um fator de segurança", detalha.

[[(standard.Article) Vila no Telégrafo é desocupada às pressas por conta do incêndio no Mercadão das Peças]]

[[(standard.Article) Chamas de incêndio no Mercadão das Peças são vistas por toda a cidade]]

Inicialmente, segundo Moreira, uma equipe reduzida adentraria o prédio para evitar maiores riscos. A principal missão das equipes é indicar o que iniciou as chamas, que encontraram um ambiente propício de materiais voláteis para se alastrar rapidamente. "Nosso trabalho aqui é descobrir o que causou o incêndio. Existe um inquérito policial que vai ser desenvolvido pela autoridade policial. A nossa função é levantar a maior quantidade de informações para produzir um laudo e repassar pra que o delegado tenha condição de desenvolver o trabalho dele", explica.

Ao todo, seis peritos da Polícia Científica atuam no local: dois engenheiros eletricista e mais uma equipe especializada em incêndio.

O Liberal

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

A força (crescente) do cacau no Estado

Responsável por plantar de 8 a 10 mil hectares por ano, o Pará é um…

44 minutos ago

PF deflagra operação de combate ao abuso sexual infantil

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (02/05) a operação “GUNNER, em Belém, para…

2 horas ago

Dólar cai para R$ 5,11 com alívio externo e decisão da agência Moody’s

Embalado pelo cenário internacional e pela melhoria da perspectiva da nota de crédito do Brasil,…

3 horas ago

Assaltante é esfaqueado por vítima durante tentativa de roubo em Moju

Um episódio tenso marcou a noite desta quarta-feira, 01, na cidade de Moju, quando um…

4 horas ago

Virginia posa nua em ensaio de 20 semanas de gravidez

Grávida pela terceira vez, Virginia está à espera de um menino. | (Foto: Reprodução/ Instagram)…

7 horas ago

Regional de Marabá abre oportunidades de trabalho até dia 7 de maio para diversas áreas na unidade

Em Marabá, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), está…

7 horas ago

This website uses cookies.