Vítima de acidente de trânsito por motocicleta na cidade de Jacundá, ele sofreu um grave trauma ortopédico e foi encaminhado para o hospital, onde está internado há 51 dias.
Comunicativo, carismático e apaixonada por cultura, Iury tinha um grande sonho: visitar um museu, como os que via nos livros e filmes. Atentos a essa questão e visando amenizar o longo período de internação, a Comissão de Humanização da unidade, que pertence ao Governo do Pará, realizou o sonho de Iury, que visitou o Museu Municipal de Marabá “Francisco Coelho”, na última sexta-feira (19).
Segunda Flavia Fernandes, analista de Humanização do Regional, um dos principais valores da unidade é oferecer sempre um atendimento humanizado a todos pacientes, proporcionando experiências que possam contribuir com a recuperação de sua saúde.
“O Iury já está há quase dois meses com a gente. Realizar o sonho dele de ir ao museu é uma experiência que ficou marcada em sua memória”, destacou a profissional. “Queremos também agradecer ao Museu de Marabá, por ter nos recebidos com tanto carinho”, complementou.
Flavia reforçou ainda que, durante todo o período de internação no Hospital Regional do Sudeste do Pará, que é referência para mais de um milhão de pessoas de 22 municípios da região, os pacientes pediátricos participam de atividades artísticas e culturais, desenvolvidas pela brinquedista da unidade.
Durante mais de uma hora, e seguindo todas as recomendações de higienização e combate à Covid-19, Iury, acompanhado por sua mãe e por uma equipe multidisciplinar do Hospital Regional, realizou a visita guiada por todas as salas do Museu Histórico de Marabá, que preserva o legado artístico e cultural da região de Carajás.
De acordo com o adolescente, ele descobriu um novo mundo por meio das obras de artes que retratam os ciclos econômicos da região, a cultura indígena, e principalmente as lendas locais, que deixaram o jovem fascinado.
“Esse museu é espetacular, sempre sonhei visitar um espaço como esse, mas não imaginava que era tão interessante. O que mais chamou minha atenção foram as lendas locais, como a porca de bobs, a boiúna, e a matinta, são histórias maravilhosas”, declarou empolgado.
Durante a visita, Iury se surpreendeu ao conhecer detalhes da sua cidade natal, Jacundá, que no museu é retratada por meio de publicações e objetos, que resgatam a memória do município.
“Minha cidade fica mais de 100 Km distante de Marabá. Fiquei surpreso em conhecer, aqui no museu, histórias do local onde nasci. Desejo que todos os jovens e crianças possam vir também até o museu e conhecer um pouco do passado”, ressaltou.
Segundo Paula Dorighetto, enfermeira do HRSP que acompanhou o adolescente durante a visita, iniciativas como essa auxiliam no processo de reabilitação dos pacientes.
“Atividades lúdicas e culturais contribuem para aumentar a autoestima, além de evitar os efeitos que a ansiedade produz, principalmente em pacientes que estão há muito tempo internados. O Iury ficou muito feliz e radiante ao visitar o museu, foi uma experiência fascinante na vida dele e irá contribuir para a sua recuperação”, afirmou.
O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…
A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)…
A partir desta segunda-feira (1º), o pagamento da tarifa do Metrô em São Paulo poderá…
Começou nesta segunda-feira (1º). no Armazém da Utopia, no centro do Rio de Janeiro, a 1ª…
A 1ª Semana da Economia Brasileira reúne no Rio de Janeiro, a partir desta segunda-feira…
This website uses cookies.