O prontuário médico é um documento no qual os profissionais de saúde registram as informações do quadro clínico do paciente. No Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás, no interior do Pará, a unidade implantou o projeto “Prontuário Afetivo”, voltado aos pacientes internados por Covid-19
A ação começou a ser executada nessa semana pela unidade, que foi construída pela mineradora Vale, sendo gerenciada pela Pró-Saúde. Com 16 leitos exclusivos aos casos de síndrome gripal, a medida visa se tornar mais acolhedora aos pacientes e amenizar a ansiedade trazida pela internação, favorecendo a recuperação.
De acordo com Edlaine Lopes, assistente social, em cada leito são disponibilizadas informações que ajudam a tornar o processo de hospitalização mais tranquilo, auxiliando o contato do profissional de saúde e o paciente.
“O projeto, por exemplo, informa por qual apelido carinhoso paciente pode ser chamado e que já faz parte do seu dia a dia, seus hobbys e as pessoas mais especiais na sua vida. Isso torna a relação paciente-equipe mais próxima e humanizada, acalma os familiares e contribui para o restabelecimento dos internados”, enfatizou a profissional.
Edlaine ainda complementa que as “informações são repassadas por familiares durante a ligação de rotina realizada pela equipe do 5 de Outubro e repassadas para a equipe, transcritas de forma lúdica em uma folha de papel”.
Para a enfermeira e gerente assistencial da unidade, Renata Chiquetti, com a implantação do “Prontuário Afetivo” a equipe passou a ter ainda mais interação com o paciente. “O projeto tem ajudado a aumentar os laços emocionais do paciente com o nosso trabalho, contribuindo para facilitar a sua confiança em nosso atendimento e fortalecendo as esperanças na sua própria cura”, diz.
Fundado pela mineradora Vale, o Hospital 5 de Outubro possui estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade.
Diante da pandemia, a unidade ampliou o número de leitos, equipamentos e profissionais, reforçando a estrutura de atendimento em uma região remota do país, em meio à floresta amazônica.
O hospital é certificado pelo Programa Nacional da Qualidade (PNQ), concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que reconhece a qualidade e segurança da assistência.
Apenas em 2020, foram realizados mais de 340 mil atendimentos pela unidade, entre consultas ambulatoriais, exames, internações e cirurgias. Ao longo do ano, também foram realizados 323 partos. A qualidade assistencial obteve reconhecimento dos usuários, que alcançou índice de 91% de satisfação no ano passado.
A Família Imperial Brasileira governou do Brasil entre 1822 e 1889. Desde que República foi…
A enfermeira de cuidados paliativos Julie McFadden, conhecida nas redes sociais como “Hospice Nurse Julie”, vem se destacando ao…
Nesta quarta-feira (13), uma dupla de criminosos realizou um assalto em um estabelecimento no Centro…
Um total de 644 chaves Pix de clientes da Caixa Econômica Federal tiveram dados expostos,…
O Grammy anunciou as indicações para sua próxima edição, que ocorre em fevereiro do ano…
Em 15 de novembro, o Brasil comemora a Proclamação da República, evento que pôs fim ao regime…
This website uses cookies.