Pará

Chefe do MP do Pará é alvo de nova denúncia no Conselho Nacional do Ministério Público

PGJ é acusado de abuso de poder, improbidade administrativa e infração funcional. O CNMP é órgão que fiscaliza procuradores e promotores do país

O Procurador Geral de Justiça (PGJ) do Pará, Gilberto Valente Martins, é alvo de mais uma denúncia ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o órgão que fiscaliza a atuação de todos os procuradores e promotores do País. A acusação é de abuso de poder, improbidade administrativa e infração funcional: ele teria ajudado a fabricar provas contra a desembargadora aposentada Marneide Merabet, em uma acusação de suposta vendade decisão judicial.

E quem afirma que Gilberto agiu assim é o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-PA), cuja 3ª Turma de Direito Penal anulou, por unanimidade, o processo contra Merabet, devido à ilegalidade das provas. Com a ajuda do antigo Geproc (o grupo de repressão às organizações criminosas), que comandou durante anos, Gilberto investigou Merabet sem autorização do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ou seja, à margem da Lei, afirma o TJ-PA. E usou até mesmo escutas ilegais contra ela e o filho dela, Paulo David.

Tudo começou em dezembro de 2011, quando uma advogada teria ido ao gabinete de Merabet, para tratar de um processo, e a desembargadora teria lhe dito para procurar Paulo David, porque ele resolveria o problema. A advogada entendeu que se tratava de um pedido de propina e procurou uma prima, que é juíza, que telefonou para Gilberto Martins. Na época, ele era conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mas se encontrava em Portugal.

 

 

Fonte: DOL
Redação

Recent Posts

Santa Rosa fecha com ex-técnico do Paysandu para o Parazão

Treinador Pedro Chaves terá a primeira experiência na elite do Parazão | Jorge Luís Totti/PaysanduO…

6 minutos ago

Polícia Civil de Castelo de Sonhos cumpre mandado de prisão em Paranaíta-MT

No último dia 19 de dezembro de 2024, por volta das 18h50, na zona rural…

1 hora ago

Homem morre esfaqueado por vizinho em Tailândia

Um homem identificado com José Orlando, de 31 anos, foi morto com um golpe de…

4 horas ago

Documentário de dança paraense é lançado neste domingo (15)

Será lançado neste domingo (15), o documentário "Dançando Além das Fronteiras", o primeiro documentário de…

5 horas ago

Acidente na BR-230 Envolve Caminhonete e Cavalo

Na madrugada deste domingo, 22 de dezembro de 2024, ocorreu um acidente envolvendo um animal…

6 horas ago

This website uses cookies.