• About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact
Zap Marabá
  • Início
  • Marabá
  • Ocorrências Policiais
  • Utilidade Pública
  • Emprego
  • Acidente
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Marabá
  • Ocorrências Policiais
  • Utilidade Pública
  • Emprego
  • Acidente
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Zap Marabá
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Inicio Pará

Chefe do MP do Pará é alvo de nova denúncia no Conselho Nacional do Ministério Público

PGJ é acusado de abuso de poder, improbidade administrativa e infração funcional. O CNMP é órgão que fiscaliza procuradores e promotores do país

Redação por Redação
31 de janeiro de 2021
no Pará, Notícias, Utilidade Pública
0
Chefe do MP do Pará é alvo de nova denúncia no Conselho Nacional do Ministério Público
1
Compart.
245
Views
CompartilharCompartilhe no FacebookFaça um tweet

O Procurador Geral de Justiça (PGJ) do Pará, Gilberto Valente Martins, é alvo de mais uma denúncia ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o órgão que fiscaliza a atuação de todos os procuradores e promotores do País. A acusação é de abuso de poder, improbidade administrativa e infração funcional: ele teria ajudado a fabricar provas contra a desembargadora aposentada Marneide Merabet, em uma acusação de suposta vendade decisão judicial.Chefe do MP do Pará é alvo de nova denúncia no Conselho Nacional do Ministério Público

E quem afirma que Gilberto agiu assim é o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-PA), cuja 3ª Turma de Direito Penal anulou, por unanimidade, o processo contra Merabet, devido à ilegalidade das provas. Com a ajuda do antigo Geproc (o grupo de repressão às organizações criminosas), que comandou durante anos, Gilberto investigou Merabet sem autorização do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ou seja, à margem da Lei, afirma o TJ-PA. E usou até mesmo escutas ilegais contra ela e o filho dela, Paulo David.

Tudo começou em dezembro de 2011, quando uma advogada teria ido ao gabinete de Merabet, para tratar de um processo, e a desembargadora teria lhe dito para procurar Paulo David, porque ele resolveria o problema. A advogada entendeu que se tratava de um pedido de propina e procurou uma prima, que é juíza, que telefonou para Gilberto Martins. Na época, ele era conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mas se encontrava em Portugal.

Gilberto teria dito, então, que Merabet já era investigada por casos semelhantes. Também teria induzido a advogada a marcar um encontro com Paulo David, além de dizer-lhe que procurasse o Geproc. Ele também pediu que um promotor do Geproc fornecesse os equipamentos para que a advogada gravasse a conversa com Paulo David. Ela até obteve uma viatura e um policial militar, para acompanhá-la, e foi instruída como deveria conversar com ele, para obter declarações incriminadoras. No entanto, a conversa não rendeu o esperado. Mesmo assim, Gilberto teria pedido para que ela insistisse, mesmo depois que o processo já nem estava mais com Merabet.

INCONSISTÊNCIAS

O primeiro problema são as inconsistências dessa narrativa. Segundo o advogado Rafael Fecury, que defendeu Merabet, ficou provado que “nunca houve investigação perante o CNJ sobre os fatos do processo”. Ou seja, Gilberto teria mentido à advogada e teria sido essa mentira que também levou o Geproc a fornecer equipamentos para o grampo ilegal.

Outros problemas, tão ou mais graves, são apontados pelo desembargador Leonam Gondim, o relator do processo que inocentou Merabet. Segundo ele, a advogada não trabalhava naquele processo sobre o qual teria ido falar com a desembargadora e não há provas de que realmente esteve no gabinete dela. Pelo contrário: funcionários garantem que ela nunca esteve lá.

Mas o fato mais estranho é que a desembargadora, que teria sugerido a propina, nem sequer forneceu o telefone de Paulo David: a advogada teve de recorrer a colegas tanto para conseguir o telefone dele, quanto para intermediar o encontro, do qual a gravação em vídeo demonstra que ela nem sequer mencionou que estava ali por orientação da mãe dele, dizem os autos processuais.

Desembargador não poupou críticas a Gilberto Martins

No julgamento do processo 0008300-18.2018.8.14.0401, em 12 de novembro do ano passado, o desembargador Leonam Gondim não poupou críticas ao comportamento de Gilberto e do MP-PA. Primeiro, pela ilegalidade de uma investigação contra uma desembargadora, à revelia do STJ, caracterizando usurpação de competência.

Segundo, pelos métodos investigativos em si. É o caso da escuta, que foi preparada com o aparelho do Estado, mas sem autorização judicial, e para pegar Paulo David em flagrante. “Atos assim, viciados, não constituem procedimento válido como meio de prova, pois foi nada mais, nada menos, que uma ação fabricada, e não esperada”, comentou.

Além disso, a advogada declarou “que foi orientada pelo representante ministerial a atrair o corréu (Paulo David), dando a impressão de uma espécie de emboscada(…)”. E mais: a insistência de Gilberto para que ela continuasse a buscar declarações incriminadoras de Paulo David, até orientando-a a demonstrar interesse na transação, mesmo quando o processo já nem estava mais com Merabet, caracteriza aquilo que a Lei chama de “agente provocador” e de “crime impossível”: induz-se alguém a um crime que não poderá ser consumado. “Uma ação naturalmente esperada não tem ilegalidade; mas preparada, como foi, não é legítima. Não foi uma ação controlada e sim construída, e porque não dizer, forjada”,afirmou Leonam.

Nova denúncia foi motivada por reportagem no DIÁRIO

A nova denúncia contra Gilberto Martins foi apresentada ao CNMP em 22 de dezembro do ano passado, pelo cidadão Giovanni Augusto Lira dos Santos. Foi motivada pela reportagem do DIÁRIO, em 18 de novembro, sobre a decisão do TJ-PA que inocentou Merabet. Pede a abertura de procedimento disciplinar contra o atual PGJ.

Segundo Giovanni, o comportamento de Gilberto, naquela investigação, além de imoral, foi um atentado aos princípios da Administração Pública, “incorrendo em ato de improbidade administrativa, previsto na Lei 8.429/92, e em falta disciplinar disposta no artigo 166, VI, da Lei Complementar 057/2006 – Lei Orgânica do Ministério Público do Estado do Pará (MP-PA)”.  Ele observa que Gilberto “movimentou a máquina do Ministério Público do Estado do Pará, por meio do Gaeco (o antigo Geproc), estrutura que deveria ser usada para bem interno da própria instituição ministerial, e sem qualquer autorização judicial, induzindo as partes a produzirem provas ilegais(…)”.

PARCIALIDADE

Critica a “parcialidade evidente” e o desrespeito à Lei do atual PGJ naquela investigação, o que levou à nulidade total do processo, desde a denúncia inicial. E diz que, para além da falta de decoro e dignidade, que acabam por atingir até a imagem do MP-PA, Gilberto “usurpou e onerou a máquina pública para seus interesses particulares”.

Lembra que o PGJ tem o poder de abrir inquéritos e ajuizar ações contra detentores de foro privilegiado, o que inclui o governador, desembargadores, presidentes da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça do Estado. E pergunta: “como acreditar no direito a um julgamento justo, sem vícios fabricados e sem a confluência de interesses particulares que transcendem a impessoalidade, aos cargos e entidades do Estado do Pará? Como ser conivente com a manutenção de Procurador Geral de Justiça que claramente não observa o seu regramento máximo que é a Lei e as regras de conduta ética?”.

Afirma, ainda, que Gilberto também cometeu abuso de poder, “causando, para além da ofensa aos princípios administrativos e descumprimento de seus deveres funcionais, o prejuízo a uma cidadã no livre exercício de sua profissão, fato que muito preocupa, tendo em vista que imagina-se a possibilidade de tal abuso de poderio e falta de moralidade, em sua essência, ter eivado de vícios e nulidades absolutas muitos outros processos, gerando instabilidade e insegurança jurídica”.

 

 

Fonte: DOL
Tags: Ministério PúblicoPará
Postagem anterior

Empresário morre em acidente de carro na PA-275 em Eldorado dos Carajás

Próxima postagem

Mulher introduz pepino gigante e vai parar no hospital; veja o vídeo

Redação

Redação

RelacionadosPostagens

Relação de Vagas do Sine desta Terça-Feira (07.Mai.2019)
Emprego

Vagas de emprego no Sine em Marabá, Segunda-feira (01.Mar)

28 de fevereiro de 2021
156
Marido que matou a própria mulher em briga por futebol é solto
Notícias

Marido que matou a própria mulher em briga por futebol é solto

28 de fevereiro de 2021
15
Bandidos usam uniforme da Polícia Civil e invadem casa
Cidades Paraenses

Bandidos usam uniforme da Polícia Civil e invadem casa

28 de fevereiro de 2021
15
Vítimas da enchente em Ipixuna do Pará recebem auxílio para reconstruir casas
Cidades Paraenses

Vítimas da enchente em Ipixuna do Pará recebem auxílio para reconstruir casas

28 de fevereiro de 2021
84
Matéria-prima para produzir 12 milhões de doses de vacina chega ao Rio
Brasil

Matéria-prima para produzir 12 milhões de doses de vacina chega ao Rio

27 de fevereiro de 2021
29
Direitos das Mulheres é tema de ação no Hospital Yutaka Takeda
Notícias

Direitos das Mulheres é tema de ação no Hospital Yutaka Takeda

27 de fevereiro de 2021
20
Próxima postagem
Mulher introduz pepino gigante e vai parar no hospital; veja o vídeo

Mulher introduz pepino gigante e vai parar no hospital; veja o vídeo

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fique Conectado

  • 5.6k Fans
PROPAGANDA
  • Tendência
  • Comments
  • Mais recentes
Marido flagra esposa com amante no motel e filho esperando fora do quarto; veja vídeo

Marido flagra esposa com amante no motel e filho esperando fora do quarto; veja vídeo

15 de dezembro de 2020
Estuprador é obrigado a usar vestido e recebe ‘carinho’ no presídio

Estuprador é obrigado a usar vestido e recebe ‘carinho’ no presídio

11 de dezembro de 2020
jovem é encontrado amarrado e partes íntimas rasgadas

jovem é encontrado amarrado e partes íntimas rasgadas

16 de novembro de 2020
Vídeo mostra PM entregando arma para namorada matar garota de programa; acompanhe

Vídeo mostra PM entregando arma para namorada matar garota de programa; acompanhe

13 de novembro de 2020

Emprego: Magazine Luiza anuncia instalação de 40 lojas no Pará em 2019

4
Ex-marido é preso acusado de matar a facadas candidata a prefeita

Ex-marido é preso acusado de matar a facadas candidata a prefeita

3

Foragido de justiça resolve se entregar, depois de “aceitar Jesus”

2

VAGAS DO SINE DE AMANHA QUINTA-FEIRA (17)

2
Homem é executado na frente de casa por dupla em carro preto

Homem é executado na frente de casa por dupla em carro preto

28 de fevereiro de 2021
Relação de Vagas do Sine desta Terça-Feira (07.Mai.2019)

Vagas de emprego no Sine em Marabá, Segunda-feira (01.Mar)

28 de fevereiro de 2021
Marido que matou a própria mulher em briga por futebol é solto

Marido que matou a própria mulher em briga por futebol é solto

28 de fevereiro de 2021
Bandidos usam uniforme da Polícia Civil e invadem casa

Bandidos usam uniforme da Polícia Civil e invadem casa

28 de fevereiro de 2021

Recent News

Homem é executado na frente de casa por dupla em carro preto

Homem é executado na frente de casa por dupla em carro preto

28 de fevereiro de 2021
28
Relação de Vagas do Sine desta Terça-Feira (07.Mai.2019)

Vagas de emprego no Sine em Marabá, Segunda-feira (01.Mar)

28 de fevereiro de 2021
156
Marido que matou a própria mulher em briga por futebol é solto

Marido que matou a própria mulher em briga por futebol é solto

28 de fevereiro de 2021
15
Bandidos usam uniforme da Polícia Civil e invadem casa

Bandidos usam uniforme da Polícia Civil e invadem casa

28 de fevereiro de 2021
15
Facebook Twitter Google+ Youtube RSS
Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Siga-nos

Categorias

  • Acidente
  • Brasil
  • Cidades Paraenses
  • Concurso
  • Curiosidades
  • Cursos Gratuitos
  • Economia
  • Emprego
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Eventos
  • Famosos
  • Marabá
  • Mundo
  • Notícias
  • Notícias de Momento
  • Ocorrências Policiais
  • Pará
  • Política
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Tecnologia
  • Utilidade Pública
  • Verão
  • Videos

Notícias Quentinhas!

Homem é executado na frente de casa por dupla em carro preto

Homem é executado na frente de casa por dupla em carro preto

28 de fevereiro de 2021
Relação de Vagas do Sine desta Terça-Feira (07.Mai.2019)

Vagas de emprego no Sine em Marabá, Segunda-feira (01.Mar)

28 de fevereiro de 2021

© 2018-2020 Zap Marabá - Notícias e Entretenimento - Desenvolvido por E.R Designer.

Sem Resultado
Ver todos os resultados

© 2018-2020 Zap Marabá - Notícias e Entretenimento - Desenvolvido por E.R Designer.

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Palavra-chave esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Adicionar nova lista de reprodução

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de privacidade e cookies.