Categories: Sem categoria

PF apreende mala cheia de peixes ameaçados de extinção, em Altamira

A Polícia Federal apreendeu, na tarde desta terça-feira (22), no aeroporto de Altamira, sudoeste do Pará, uma mala cheia de peixes ornamentais que seriam transportados ilegalmente para o estado do Amazonas.

Uma das espécies encontradas está em perigo de extinção. Uma mulher, cuja identidade não foi divulgada, foi presa e encaminhada à delegacia para esclarecimentos. Esta é a segunda apreensão no mesmo local em menos de um mês.

A PF informou que foi acionada após funcionários da companhia aérea suspeitarem da bagagem da passageira. Pouco antes do embarque, com destino a Manaus e que teria escala em Belém, a mulher foi abordada pelos policiais, que realizaram uma revista na mala.

Após a confirmação de que a suspeita tentava transportar os peixes ilegalmente, os agentes a conduziram para a delegacia para prestar esclarecimentos e, posteriormente, formalizar o ato correspondente: prisão em flagrante ou uma outra medida cautelar.

Os peixes foram encaminhados para a Universidade Federal do Pará (UFPA), onde foram analisados no Laboratório de Aquicultura de Peixes Ornamentais do Xingu. Os pesquisadores constataram que pelo menos cinco espécies estavam sendo transportadas.

No total, havia 160 peixes dentro dos sacos plásticos. 128 exemplares da espécie Hypancistrus zebra; três exemplares da espécie Hypancistrus sp. L333; um exemplar da espécie Hypancistrus sp. L236; 26 exemplares da espécie Scobinancistrus L82 e dois exemplares da espécie Scobinancistrus pariolispos.

A Hypancistrus zebra, popularmente conhecida como Cascudo-Zebra, é uma espécie ameaçada de extinção, sendo, por consequência, sua coleta, comércio e transporte proibidos. Os exemplares das demais espécies apreendidas poderiam ser comercializadas legalmente, desde que regulamentadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

A detida foi ouvida e responderá pelo crime de transportar espécimes provenientes de pesca proibidas (art. 34, parágrafo único, III da Lei 9605/98, que prevê pena de até três anos de detenção), contudo pagou fiança e foi liberada.

Segunda apreensão em menos de um mês

Esta é a segunda apreensão de peixes que eram transportados ilegalmente no aeroporto de Altamira. No último dia 23 de novembro, agentes da PF apreenderam três malas cheias de peixes ornamentais ameaçados de extinção. Duas mulheres foram presas e uma terceira conseguiu fugir.

O Liberal
Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

8 horas ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

18 horas ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

1 dia ago

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

2 dias ago

Mercado reduz previsão da inflação para 4,43% este ano

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)…

3 dias ago

This website uses cookies.