Política

Guedes: Fim do auxílio ajudará a controlar inflação

Ministro criticou demora na aprovação de reformas

O fim da ajuda emergencial vai ajudar a controlar a inflação, afirmou hoje o ministro da Economia, Paulo Guedes (11) durante audiência pública virtual no Congresso Nacional, o ministro também citou a aprovação do projeto de lei que concede autonomia ao Banco Central (BC) como fator que vai reduzir a pressão sobre os índices de preços.

“Acreditamos que esse grande aumento da inflação vai se dissipar. Em primeiro lugar, porque o Presidente da Câmara vai aprovar o Banco Central Independente, o que vai impedir que continue esta subida de preços transitória. E, segundo, porque o próprio abrandamento do auxílio emergencial, porque desce e cai no Bolsa Família. Esta explosão nos preços da construção e dos alimentos está a acalmar um pouco ”, declarou o Ministro.

Guedes criticou a demora na aprovação de medidas que reduziriam os gastos públicos e flexibilizariam o orçamento. As reformas do pacto federal e a proposta de emenda constitucional emergencial (PEC), bloqueadas no Senado há um ano. Entre as reformas tributárias, dois projetos de lei, um que desvincula recursos do orçamento público e outro que institui um plano de estímulo fiscal aos estados, aguardam votação na Câmara.

Segundo Guedes, sua equipe de economistas fizeram a sua parte, enviando as propostas ao Congresso. A partir de agora, cabe aos parlamentares destravar a pauta e votar os textos. “É irracional, quase desonesto, cobrar por coisas já entregues. É muito fácil encobrir discórdia política passando o projeto de lei para aqueles que já fizeram sua parte. Eles não cobrem a economia. A hora da reforma é a política. Não faz sentido devolver a conta para a economia ”, afirmou.

O ministro também pediu o compromisso de aprovar a reforma tributária, que tramita em uma comissão parlamentar mista especial. Segundo Guedes, o debate é vedado por acordos entre membros do conselho de administração e partidos de esquerda. Ele também disse que acordos entre partidos de esquerda atrapalham o calendário de privatizações. “Como vou privatizar se não está na agenda?”.

 

Fonte: Agência Brasil
Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

8 horas ago

Mercado reduz previsão da inflação para 4,43% este ano

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)…

1 dia ago

Pagamento por aproximação passa a ser usado no Metrô de São Paulo

A partir desta segunda-feira (1º), o pagamento da tarifa do Metrô em São Paulo poderá…

2 dias ago

Rio sedia 1ª Cúpula Popular do Brics para debater Sul Global

Começou nesta segunda-feira (1º). no Armazém da Utopia, no centro do Rio de Janeiro, a 1ª…

2 dias ago

Semana de Economia Brasileira resgata avanços dos últimos 40 anos

A 1ª Semana da Economia Brasileira reúne no Rio de Janeiro, a partir desta segunda-feira…

3 dias ago

This website uses cookies.