Notícias

Para conseguir justificar ausência, e-Título deve ser baixado hoje

Os eleitores ausentes do domicílio eleitoral no segundo turno da votação municipal, que acontece amanhã (29.Nov), pelo app e-Título poderão justificar sua ausência no horário de votação, entre as 7h e 17h, por meio de solicitação eletrônica de títulos, mas você só se inscreve no serviço até às 23h59. deste sábado (28.Nov).

título de eleitor digital, e-Título

O serviço online também esteve disponível na primeira rodada (15.Nov), mas falhou. Muitos eleitores reclamaram que não podiam justificar sua ausência durante o horário de votação. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, atribuiu a instabilidade aos registos de última hora.

Para o segundo turno, o TSE informou que o acesso de novos usuários ao aplicativo (app) ficará restrito ao longo de domingo e só retornará na segunda-feira (30). O tribunal informou que realizou na quarta-feira (26) “novos testes de desempenho do título eletrônico e de seus sistemas para calibrar os serviços para o segundo turno”.

A justificativa do pedido no dia da eleição não exige prova documental, uma vez que a titulação eletrônica utiliza o georreferenciamento presente no celular para atestar a ausência do eleitor.

Também é possível justificar a ausência solicitando após a votação, no prazo de 60 dias, mas, neste caso, a justiça eleitoral pede a junção de comprovativos, como bilhete ou reserva de hotel, por exemplo. .

Segundo dados do Supremo Tribunal Federal, já tramitou até 1 milhão de justificativas relativas ao primeiro turno expressas por e-Titulo. Destes, cerca de 600.000 foram votados no domingo.

Até a primeira rodada, o título eletrônico havia sido baixado 16 milhões de vezes, segundo o TSE. O Brasil tem cerca de 148 milhões de eleitores. O e-Titulo também dá acesso a outros serviços atribuídos pelo Tribunal Eleitoral para facilitar a votação. No dia da eleição, por exemplo, o aplicativo pode servir como documento oficial de identificação para os eleitores que já realizaram o registro biométrico na Justiça Eleitoral.

No dia da votação, o aplicativo também permite que os eleitores verifiquem seu local de votação, que pode ter mudado devido a realocações causadas pela nova pandemia de coronavírus (covid-19).

 

Informações: Agência Brasil
Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Jovem é Morto com Disparo na Cabeça em Medicilândia, Pará

O homicídio aconteceu início da madrugada deste sábado, 23 de novembro de 2024. A vítima,…

1 hora ago

Urgente: adolescente de 12 anos é estuprada a caminho de escola em Moju

Uma adolescente de 12 anos foi estuprada na manhã desta quinta, 21, enquanto aguardava o…

1 hora ago

Lucas Lima acumula dívida e pode perder apartamento

Lucas Lima pode estar a um passo de perder o apartamento que comprou em Campinas,…

5 horas ago

Polícia Federal encerra atividades de garimpos ilegais em São Felix do Xingu

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (19/11) a Operação Ouro Negro, para combate de garimpos…

5 horas ago

Vaga de emprego: loja contrata repositora e operadora de caixa em Tailândia

Uma loja de variedades localizada no centro de Tailândia, nordeste do Pará, está contratando profissionais…

5 horas ago

This website uses cookies.