Os eleitores ausentes do domicílio eleitoral no segundo turno da votação municipal, que acontece amanhã (29.Nov), pelo app e-Título poderão justificar sua ausência no horário de votação, entre as 7h e 17h, por meio de solicitação eletrônica de títulos, mas você só se inscreve no serviço até às 23h59. deste sábado (28.Nov).

O serviço online também esteve disponível na primeira rodada (15.Nov), mas falhou. Muitos eleitores reclamaram que não podiam justificar sua ausência durante o horário de votação. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, atribuiu a instabilidade aos registos de última hora.
Para o segundo turno, o TSE informou que o acesso de novos usuários ao aplicativo (app) ficará restrito ao longo de domingo e só retornará na segunda-feira (30). O tribunal informou que realizou na quarta-feira (26) “novos testes de desempenho do título eletrônico e de seus sistemas para calibrar os serviços para o segundo turno”.
A justificativa do pedido no dia da eleição não exige prova documental, uma vez que a titulação eletrônica utiliza o georreferenciamento presente no celular para atestar a ausência do eleitor.
Também é possível justificar a ausência solicitando após a votação, no prazo de 60 dias, mas, neste caso, a justiça eleitoral pede a junção de comprovativos, como bilhete ou reserva de hotel, por exemplo. .
Segundo dados do Supremo Tribunal Federal, já tramitou até 1 milhão de justificativas relativas ao primeiro turno expressas por e-Titulo. Destes, cerca de 600.000 foram votados no domingo.
Até a primeira rodada, o título eletrônico havia sido baixado 16 milhões de vezes, segundo o TSE. O Brasil tem cerca de 148 milhões de eleitores. O e-Titulo também dá acesso a outros serviços atribuídos pelo Tribunal Eleitoral para facilitar a votação. No dia da eleição, por exemplo, o aplicativo pode servir como documento oficial de identificação para os eleitores que já realizaram o registro biométrico na Justiça Eleitoral.
No dia da votação, o aplicativo também permite que os eleitores verifiquem seu local de votação, que pode ter mudado devido a realocações causadas pela nova pandemia de coronavírus (covid-19).