A partir de hoje (10.Nov) prisão de eleitores está proibida; com exceção

A partir de hoje (10) prisão de eleitores está proibida, até 48 horas após o término do primeiro turno, no próximo domingo (15). A proibição de reclusão cinco dias antes das eleições é determinada pelo Código Eleitoral (Lei 4737/1965), que permite a detenção em casos de contravenções flagrantes, condenação criminal por crime.

O flagrante delito se configura quando alguém é pego cometendo um crime ou acaba de cometê-lo. De acordo com o Código de Processo Penal, se um eleitor for detido durante o assédio policial ou for encontrado com armas ou objetos que sugiram participação em um crime recente, também existe um crime flagrante.

Sentença criminal

Na segunda hipótese, é permitida a prisão dos condenados por crimes atrozes, como prática de racismo, tortura, tráfico de drogas, crimes atrozes, terrorismo ou ações de grupos armados que violaram a lei. Constituição.

A última exceção é para a autoridade que desobedece ao salvo-conduto. Para isso, o juiz eleitoral ou o presidente pode expedir uma ordem específica de proteção ao eleitor que for vítima de violência ou ameaçado no seu direito de voto. O documento garante liberdade ao cidadão nos três dias anteriores e nos dois dias posteriores às eleições. Quem não respeitar o salvo-conduto pode ser detido por até cinco dias.

O eleitor preso em uma dessas situações deve comparecer a um juiz. Se for entendido que o ato é ilegal, poderá ser feita prisão e punir o responsável. A proteção contra detenções durante as eleições também se aplica às assembleias de voto que recebem votos e justificações, bem como aos funcionários de partidos políticos.

No caso dos candidatos, a partir de 1º de novembro, eles só podem ser presos se for manifesto ato criminoso.

Informações Agência Brasil
Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

2 horas ago

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

12 horas ago

Mercado reduz previsão da inflação para 4,43% este ano

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)…

1 dia ago

Pagamento por aproximação passa a ser usado no Metrô de São Paulo

A partir desta segunda-feira (1º), o pagamento da tarifa do Metrô em São Paulo poderá…

2 dias ago

Rio sedia 1ª Cúpula Popular do Brics para debater Sul Global

Começou nesta segunda-feira (1º). no Armazém da Utopia, no centro do Rio de Janeiro, a 1ª…

2 dias ago

This website uses cookies.