Notícia de que a OMS removeu a cannabis da lista de drogas é Fake News

A verdade sobre a posição da OMS em relação à maconha é que a entidade emitiu um documento com recomendações para reduzir o controle internacional sobre a cannabis. Saiba mais, a seguir

Nos últimos dias vem sendo noticiado em alguns meios que a Organização Mundial da Saúde (OMS) removeu a cannabis da lista de drogas e que estudos considerados pela entidade revelam que a planta não possui características psicoativas.

A checagem de nossa redação não precisou ir muito a fundo para verificar que se trata de informações falsas. A verdade sobre a atual posição da OMS em relação à maconha é que a entidade emitiu um documento onde lista recomendações para abrandar o controle internacional sobre a cannabis, que pode não ser bem assim. 

Segundo artigo de Alfredo Pascual publicado pelo MJBizDaily, a análise de um órgão de monitoramento das Nações Unidas concluiu que a maioria das recomendações da OMS sobre a classificação da cannabis teria pouco impacto no controle internacional de drogas ou realmente intensificaria seus requisitos.

O Conselho Internacional de Controle de Narcóticos (INCB), com sede em Viena, está atualmente participando de reuniões da Comissão para Drogas Narcóticas (CND) da ONU para preparar os estados membros para uma votação agendada para dezembro. A primeira reunião ocorreu em 24 de junho em formato virtual.

Brasil na contramão

As políticas de drogas estão sendo revisadas em todo o mundo e um número cada vez maior de países vem adotando a flexibilização das leis, principalmente em relação à cannabis. Os tratados sobre substâncias, como a Convenção Única de 1961, estão ultrapassados e precisam ser atualizados, e é por isso que a OMS está recomendando a redução do controle internacional sobre a maconha.

No Brasil, o governo federal segue na contramão e se posiciona contrário às recomendações da OMS sobre a cannabis. No último dia 6, o Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas (Conad) fez uma reunião extraordinária onde decidiu pela oposição.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Homem é morto a facadas na zona rural de Rurópolis, no Pará

Por volta das 7h00 da manhã deste sábado (18), a guarnição da Polícia Militar foi…

8 minutos ago

Filho é preso após ameaçar a mãe com faca e facão em Tailândia

Um jovem de apenas 19 anos acabou sendo preso pela Polícia Militar, após ameaçar a…

8 minutos ago

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores até 2026

Em greve há um mês, os professores de universidades e colégios federais receberam uma proposta…

8 minutos ago

Envolvidos em ameaça ao Clube do Remo são presos em Belém

Presos foram liberados após assinar termo de compromisso de comparecimento na justiça | Divulgação/PCPAQuatro torcedores…

2 horas ago

Vídeo: Moradores do distrito de Miritituba reclamam da falta d’água

Na manhã deste sábado (18), moradores do bairro Jardim do Éden, no distrito de Miritituba,…

5 horas ago

Ônibus tombado: acidente deixa feridos na PA-150 em Tailândia

Um ônibus tombou às margens da rodovia PA-150, próximo a entrada da vicinal 12 em…

5 horas ago

This website uses cookies.