Categories: Notícias de Momento

CTA/SAE realizam blitz preventiva sobre prevenção das Hepatites Virais

Dia 28 de julho é o dia mundial de combate à Hepatite

Em Marabá, quem necessita de tratamento para doença é acompanhando pelo Centro de Testagem e Aconselhamento / Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE). O órgão também é responsável por diagnosticar a doença e trabalhar em sua prevenção.

Buscando alertar a população sobre os problemas ocasionados pela doença e suas formas de prevenção ocorrerão duas blitz educativas pelas cidades durante este mês. A primeira foi nesta sexta-feira (17), na Avenida Antônio Vilhena, no Bairro Liberdade. Já na segunda-feira da ultima semana, dia 27, será a vez da Avenida Antônio Maia, na Velha Marabá.

Na ação foram entregues informativos e preservativos masculinos e femininos para a população. “A prevenção e o diagnostico são a melhor forma de lidar com a doença. No momento por conta da pandemia devemos evitar aglomerações e tudo relacionado à prevenção do Covid-19. Mas não impede de realizarmos o trabalho de sensibilização da população em geral”, destaca Katiane Chaves, gerente do CTA/SAE.

A programação do Julho Amarelo contará também com uma capacitação, promovida pelo CTA/SAE em seu auditório, nos dias 28 e 29 de julho, para os servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. “São profissionais que trabalham diariamente com essas pessoas nos dia-a-dia, por isso a necessidade decapacitar para abordar o manejo das hepatites virais. Contribuindo com a rede de Atenção Básica para que trabalhemos de maneira alinhada e alcancemos o objetivo, que é o diagnostico, prevenção e tratamento da doença”, acrescenta Katiane.

Tratamento

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do CTA/SAE, desenvolve durante todo ano, ações que tem a finalidade de promover a prevenção, diagnóstico, acompanhamento e monitoramento das hepatites virais no município. Em 2019 foram 103 pessoas vivendo com as Hepatites B ou C e recebendo tratamento no município.

O órgão faz a testagem e sorologia e insere os pacientes positivos no programa de combate à doença, com base nos protocolos oficiais do Ministério da Saúde, encaminhando o paciente para receber os medicamentos.

“Hoje temos uma demanda que vem de outras cidades da região e também realizamos várias ações itinerantes pela cidade onde não só realizamos a testagem como o fornecimento de insumos para a prevenção, além da orientação”, comenta Katiane. Em 2020, devido às restrições de ações de identificação da doença por causa da Covid-19, foram identificados apenas 13 casos na região, pacientes de Dom Eliseu, Bom Jesus do Tocantins, Jacundá e Marabá.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) são cerca de 325 milhões de pessoas com a doença no mundo e essa é uma das principais causas de câncer no fígado. Caso não seja tratada, a doença também pode causar cirrose.

Sintomas e Prevenção

Katiane explica que a Hepatite possui cinco níveis, sendo catalogadas em A, B, C, D e E. As Hepatites dos tipo B e C são mais as graves, mas ambas possuem cura. Elas são transmissíveis pelo sangue e contato sexual. Por isso se deve usar preservativo e evitar partilhar de objetos como agulhas e seringas. “Quando for em uma manicure é bom esterilizar ou usar um alicate e demais objetos individualmente”, reforça.

Também é importante ressaltar que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina para hepatite B gratuitamente. Em Marabá, pode ser encontradas nos postos de saúde do município. As Unidades Básicas de Saúde também realizam teste para gestantes em pré-natal, mas a referência para a testagem no município é o CTA/SAE.

Entre os principais sintomas da hepatite tipo B estão cansaço generalizado, náusea, desconforto abdominal e urina escura. A hepatite C é mais silenciosa e dificilmente apresenta sintomas fortes, quando estes aparecem a doença já está bastante avançada, por isso é importante a prevenção e testagem. Possui sintomas semelhantes à Hepatite B e o  doente também pode apresentar pele e olho amarelados e fezes esbranquiçadas.

Veja outras fotos: 

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Concurso Banpará: veja os possíveis salários dos cargos

Último concurso, em 2018, teve 126 vagas | Bruno Cruz/Ag. Pará O Banco do Estado…

2 horas ago

Pai e filho são encontrados mortos dentro de canoa no Pará

Nesse domingo (05/05), pai e filho, ainda não identificados, foram encontrados mortos dentro uma canoa…

2 horas ago

Agência Moody’s melhora perspectiva da nota de crédito do Brasil

A agência de classificação de riscos Moody´s revisou para cima a perspectiva da nota de…

2 horas ago

Centro de Porto Alegre fica sem água e energia na inundação

Os moradores do Centro Histórico de Porto Alegre, além de passar pela grande inundação causada…

7 horas ago

Torcedores do Paysandu criticam Hélio dos Anjos: “Teimoso”

Hélio dos Anjos começa a ver a "batata assar". | Jorge Luís Totti/Paysandu Não importa…

13 horas ago

INSS começa a pagar 13º antecipado a quem recebe acima do mínimo

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham mais de…

13 horas ago

This website uses cookies.