Sistema penitenciário adota medidas para evitar a Covid-19 entre detentos

A Secretaria de Estado de Assuntos Penitenciários (Seap) vai alterar a rotina nos presídios do Pará a partir desta sexta-feira (13), a fim de controlar uma possível proliferação do novo Coronavírus (Covid-19) entre os internos. Embora o Estado não tenha nenhum caso confirmado da doença até o momento, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) foi convocada para uma reunião na tarde desta quinta-feira (12) para definir as orientações de caráter preventivo a serem seguidas.

De acordo com a chefe de gabinete da Seap, Sheila Faro, apenas o recambiamento (transferência de um estado para outro) está suspenso neste momento. “Em outros ambientes é possível mandar para casa, impedir a aglomeração. Mas nesse caso aqui é diferente, porque não podemos soltar e precisamos garantir que a situação esteja sob controle, por isso nos antecipamos nesse planejamento”, explicou.

As demais atividades também passarão por adequações. A mudança mais significativa será em relação às saídas temporárias, que exigirão a criação de uma força-tarefa médica para examinar detentos na saída e no retorno, que deve ocorrer sete dias após a liberação. Eles só deixarão as unidades, e voltarão ao convívio dos demais presos, se não apresentarem sintomas da doença – febre, tosse, coriza e falta de ar. Serão três saídas de 900 internos durante o mês de março, nos dias 14, 21 e 28.

Transferência – Havendo qualquer tipo de suspeita ou confirmação da presença do vírus será feita a transferência -, de qualquer custodiado – para a Central de Triagem Metropolitana II (CTM II), em Marituba (Região Metropolitana de Belém), que concentrará esses presos em nove celas, as quais passarão por adaptações imediatas. As exceções ficam para o Centro de Recuperação Regional Coronel Anastácio das Neves (CRCAN), em Icoaraci (distrito de Belém), que custodia servidores públicos civis e militares em cumprimento de pena; a Central de Recaptura de Condenados (CRCO), em São Brás; o Centro de Reeducação Feminino de Ananindeua (CRF) e todas as penitenciárias do interior do Estado. Em cada uma das unidades haverá cela separada e preparada para essa finalidade.

A Seap optou ainda por concentrar a entrada de novos presos no sistema. Antes, eram quatro portas de entrada, mas passará a ser só uma durante este período: a Central de Triagem de Marambaia (CTMAB), onde também será feita a triagem dos novos internos. Em todos os casos, os examinados só serão colocados com outros detentos se não apresentarem sintomas. A assistência religiosa, que era realizada a cada 15 dias, passará a ocorrer duas vezes por mês sem periodicidade definida, e com número de visitantes reduzidos de seis para quatro.

Visitas – Até mesmo para evitar tensão entre os internos, as visitas continuarão ocorrendo normalmente. Mas se na chegada o visitante apresentar os sintomas da Covid-19 será impedido de entrar. As entrevistas com advogados continuam normalmente, porque são previstas na legislação. No entanto, a Seap fará um trabalho de sensibilização no sentido de recomendar que o contato entre o advogado que apresentar algum sintoma com o preso só ocorra em casos extremos. Entes fiscalizadores – Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), comissões parlamentares etc. – que fizerem visitas também serão submetidos à triagem antes da entrada.

Segundo a chefe da Divisão de Vigilância e Saúde do 1º Setor Regional da Sespa, Ruth Cardoso, foi a própria Seap que solicitou o apoio da Secretaria na elaboração das medidas. “Viemos apresentar o protocolo de contingência do Estado frente à Covid-19, nome dado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para que o sistema penitenciário possa se preparar para agir frente a um caso positivo, de acordo com suas peculiaridades”, explicou.

O Pará registrou 21 casos suspeitos até agora em todo o Estado, mas 14 já foram descartados, e apenas um segue em quarentena.

Controle nacional

O Secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, está em São Paulo participando da Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (CONSEJ). Durante a reunião foi elaborado um protocolo com medidas e orientações para controle do Coronavirus no Brasil, com base nas ações de controle e prevenção divulgadas pelo Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde dos estados. 

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Brasileiro: Paysandu 0 x 0 Avaí. Acompanhe os lances aqui

= 0 || location.host.indexOf('diarioonline.com.br') >= 0) { function checkWidth() { var newUrl = new URL(location);…

2 horas ago

Passageira é presa com mais de 10 kg de maconha na BR-230

Nesta segunda-feira 06 de maio do ano de 2024, por volta das 17h:40, durante comando…

2 horas ago

Inundações no RS podem provocar subida no preço do arroz no Pará

As enchentes no Rio Grande do Sul (RS), causadas por tempestades registradas desde o dia…

2 horas ago

Entrega do IR em cidades afetadas no RS é prorrogada para agosto

Os moradores dos municípios gaúchos afetados pelas enchentes no estado ganharão mais três meses para…

6 horas ago

Motociclista é atingida por dois veículos em Itaituba, no PA

O acidente aconteceu na noite desta segunda-feira (6), envolvendo dois carros e uma motocicleta na…

7 horas ago

Ministério das Cidades amplia FGTS para compra de imóveis

A compra de imóveis usados pelo programa Minha Casa, Minha Vida recebeu mais um incentivo…

7 horas ago

This website uses cookies.