O diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Estado, Geovanny Farache Maia, anunciou alguns dos projetos de sua gestão, que já conta três semanas, à frente da Adepará. Graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental, e mestrando em Desenvolvimento Territorial, Maia aposta na tecnologia, capacitação de servidores, aproximação e diálogo permanente com a cadeia produtiva para gerar empregos e renda no Pará.
“Em um primeiro momento, queremos estimular o mercado e dar suporte para que o produtor se fortaleça e gere empregos e, consequentemente, renda. Vamos trabalhar para, cada vez mais, desburocratizar o setor e, com isso, alavancar a cadeia produtiva desse estado tão rico que é o Pará. Estamos com previsão de criação de uma gerência de projetos de captação de recursos. E também focando em parcerias com os setores público e privado, isso aliado ao nosso planejamento institucional. E, em breve, já deveremos colher os primeiros resultados”, informa Maia.
Parceria, por sinal, é uma das palavras mais citadas por Maia, que tem experiência, ainda, em captação de recursos nacionais e internacionais, nas áreas de Ciências Ambientais e Agricultura Familiar. O diálogo direto com o setor produtivo, garante ele, será fundamental para ter ótimos resultados e o principal beneficiado será a população do Pará, estado que ocupa o topo do ranking nacional na produção de açaí, cacau, dendê, mandioca, pimenta-do-reino, abacaxi, tem o maior rebanho de búfalos e o quarto maior rebanho bovino do Brasil.
Tecnologia e Comunicação
Outro ponto dessa gestão participativa será o investimento em tecnologia,com a aquisição, ainda esse ano, de drones, e aparelhos de georreferenciamento para melhor atender a população que busca os serviços da Adepará. Dentre outras atribuições, a Agência planeja, fiscaliza, coordena, normatiza e executa as políticas de saúde animal, vegetal e de defesa sanitária no Pará. Além disso, desenvolve atividades delegadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Secretaria de Estado e Desenvolvimento e Agropecuário e da Pesca (Sedap).
Também, no projeto de gestão de Maia, constam o fortalecimento do banco de dados da instituição e da chamada agricultura de precisão, conceito ligado à avaliação e potencialização dos resultados do trabalho no campo, a partir do uso de aparelhos avançados de automação agrícola, e que resultam em serviços públicos de melhor qualidade.
“Dentro de nosso planejamento estratégico, haverá capacitação periódica e técnica de nossos servidores. Queremos facilitar, ainda mais, o acesso do cidadão aos nossos produtos. E também vamos dar total apoio e investir pesado no setor de comunicação da Adepará e nos profissionais que nela atuam”, finaliza Geovanny Farache Maia.
AGÊNCIA PARÁ
Treinador Pedro Chaves terá a primeira experiência na elite do Parazão | Jorge Luís Totti/PaysanduO…
No último dia 19 de dezembro de 2024, por volta das 18h50, na zona rural…
Um homem identificado com José Orlando, de 31 anos, foi morto com um golpe de…
Será lançado neste domingo (15), o documentário "Dançando Além das Fronteiras", o primeiro documentário de…
Na madrugada deste domingo, 22 de dezembro de 2024, ocorreu um acidente envolvendo um animal…
This website uses cookies.