Enviado por vanessa.rooijen em 24 Julho 2019 – 4:17pm
Um túnel de aproximadamente 6 metros de cumprimento e cerca de 2,5 de altura foi encontrado no pavilhão 8 do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará I (CRPP I) durante uma revista nesta quarta-feira (24). A nova gestão da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) está intensificando os procedimentos de revista como método preventivo para melhor funcionamento e garantia da segurança no cárcere.
Os internos do pavilhão 8, onde o túnel foi descoberto, responderão Procedimento Disciplinar Penitenciário (PDP) e estão com visitas e banho de Sol suspensas por tempo indeterminado. Foram encontrados ainda, em diversas celas, 8 terezas (cordas artesanais), 11 celulares, 2 baterias, 7 carregadores e 6 fones de ouvido.
Arthur Queiroz, diretor do CRPP I, afirma que esta é a primeira vez que uma revista de grande porte ocorre na unidade e isso representa um enorme avanço para o funcionamento da casa penal. Ele destacou ainda que, além das ações preventivas, obras para reparar danos passados estão em processo. Buracos estão sendo fechados, áreas de contenção estão em reforma e portões de celas sendo recuperados.
“Durante todo esse tempo de sistema, nós nunca vimos uma estrutura dessa montada com mais de cem policiais militares dando apoio e uma média de quase cinquenta agentes prisionais trabalhando na contagem de presos, fazendo revistas e a estrutural. Nós queremos mostrar não só a revista em si, mas também que nós estamos atentos e vigilantes com relação a qualquer ocorrência aqui na casa penal, além de mostrar que nós estamos reformando as celas. Disciplinamos os presos e avisamos que se eles quebrarem novamente alguma estrutura, sofrerão as consequências”, destaca.
A operação começou às 7h da manhã e durou sete horas. A revista contou com o apoio da Polícia Militar que disponibilizou um pelotão do CHOQUE, 1 pelotão da ROTAM, 1 pelotão de Canil e 1 de Cavalaria; e homens do Comando de Operações Especiais (COE). Além disso, deram suporte: agentes prisionais e agentes do Batalhão de Polícia Penitenciária (BPOP).
De acordo com a coordenadora de Administração Penitenciária (DAP) da Susipe, Ana Carla Almeida, uma revista com essa proporção, que contou com um efetivo de aproximadamente 120 servidores da área de segurança pública – entre policiais militares e agentes penitenciários com o corpo diretivo da Susipe -, mostra que a disciplina esta sendo implantada.
“Mostramos para o interno custodiado o poder do estado de punição, fiscalização e controle dos objetos que adentram nas unidades prisionais de formas ilícitas. O poder de ação da polícia na unidade dá uma distensionada no cárcere porque eles verificam que tem que ter disciplina e passam a ter outra conduta em relação ao cumprimento da pena”, afirma.
O corpo efetivo da Polícia Militar deu suporte também na realização do primeiro teste funcional do aplicativo móvel do INFOPEN. De acordo com o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Susipe, Renan Almeida, com a plataforma digital é possível dar apoio imediato nas operação, identificando de forma bastante dinâmica os presos, que é a principal função do aplicativo.
“No momento em que o aplicativo estiver liberado para uso real, a ideia é otimizar a identificação dos presos envolvidos nessas operações, até mesmo uma possível extensão da utilização pelas forças de segurança pública de forma ostensiva”, afirma. Susipe PA
Após rumores de demissão do ator, o funcionário foi migrado para o programa "Domingo Legal",…
As Carretas da Saúde e Educação #Sem Fronteiras, junto com os odontomóveis, estarão em diversas…
Na madrugada desta quinta-feira (14), uma festa rave regada a drogas foi encerrada por policiais…
O corpo de um idoso, identificado com Adalberto Guimarães Correa de Melo Filho, foi encontrado…
A cara da burocraciaFoi uma pá de cal nos empreendedores a reunião virtual dos representantes…
This website uses cookies.