Categories: MarabáNotícias

Sistema chinês usa laser e sensores para eliminar mosquitos

Um novo sistema desenvolvido na China promete revolucionar o combate a mosquitos por meio de tecnologia de ponta. Batizado de Photon Matrix, o equipamento utiliza lasers e sensores LiDAR para detectar e eliminar até 30 mosquitos por segundo, com alta precisão e segurança. O projeto ainda está em fase de financiamento coletivo, mas já chama atenção pela inovação e potencial de aplicação.

O funcionamento do Photon Matrix combina sensores ópticos, radar e laser. O processo começa com um sensor LiDAR, que identifica um mosquito no ar em apenas 3 milissegundos, determinando seu tamanho, distância e trajetória. Em seguida, um laser de alta precisão, guiado por um galvanômetro, é disparado para eliminar o inseto ainda em voo.

Conteúdo relacionado

Para garantir a segurança, o sistema conta com um radar de ondas milimétricas, que impede o disparo do laser caso detecte a presença de pessoas ou animais na área de atuação.

No entanto, o dispositivo possui uma limitação: ele não consegue atingir insetos que voam a mais de 1 metro por segundo, como é o caso de algumas espécies de moscas.

Modelos e especificações

O Photon Matrix será lançado em duas versões: Básica e Pro.

  • A versão Básica tem alcance de até 3 metros e escaneia um campo de visão de 90 graus.
  • A versão Pro amplia o alcance para até 6 metros.

Ambos os modelos funcionam em ambientes internos e externos, inclusive no escuro, e são resistentes à água (certificação IP68), podendo ser submersos por até 30 minutos a uma profundidade de 1,5 metro. O sistema é alimentado por tomada comum ou power banks, com autonomia entre 8 e 16 horas, dependendo da configuração.

A ideia de eliminar mosquitos com laser surgiu em 2007, proposta pelo astrofísico Lowell Wood durante um evento da Fundação Bill e Melinda Gates. Diversos protótipos foram desenvolvidos desde então, mas acabaram abandonados por desafios técnicos ou questões de segurança.

O Photon Matrix, liderado pelo engenheiro Jim Wong, na cidade de Changzhou, aposta na miniaturização de componentes e no uso de sensores modernos para tornar a proposta finalmente viável para uso doméstico.

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

Solução limpa e promissora

Embora ainda esteja em fase de protótipo e sem empresa consolidada por trás do projeto, o sistema tem potencial para transformar a forma como lidamos com mosquitos e outras pragas. O uso de tecnologia seletiva e sem produtos químicos pode reduzir a dependência de inseticidas nocivos ao meio ambiente e à saúde.

Se for comprovadamente seguro, eficaz e acessível, o Photon Matrix pode representar um avanço importante no combate a doenças como dengue, zika e malária, oferecendo uma alternativa sustentável, silenciosa e precisa para residências e áreas urbanas.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

21 horas ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

1 dia ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

2 dias ago

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

2 dias ago

This website uses cookies.