Categories: MarabáNotícias

Sabia que existe um quinto gosto do nosso paladar? Entenda

Você já reparou que cogumelo, tomate e queijo parmesão têm algo em comum? Apesar de terem sabores, texturas e propostas bastante diferentes, todos eles são ricos em umami. Você já ouviu falar desse sabor?

O umami é considerado o quinto gosto básico do nosso paladar, ao lado do doce, salgado, amargo e azedo. Foi reconhecido cientificamente nos anos 2000 e é conhecido por deixar o sabor na boca por mais tempo, além de provocar mais saliva – a famosa sensação de água na boca.

A nutricionista Vanessa Lourenço, que também é professora na faculdade de nutrição da UFPA, explica que a palavra “umami” vem do japonês e significa “saboroso” ou “delicioso”. Segundo ela, o umami é um sabor suave, que fica na boca por mais tempo e é bem agradável. Ele ajuda a realçar o gosto dos alimentos e dá uma sensação de satisfação e plenitude na boca. “O umami estimula o apetite, intensifica sabores e é muito usado na culinária oriental e em alimentos que buscam mais profundidade de sabor”, explica.

RECEITAS

O sabor umami pode ser percebido em diversas receitas, principalmente naquelas que possuem ingredientes específicos. De acordo com a nutricionista, os principais responsáveis pelo gosto umami nos alimentos são as formas livres do aminoácido glutamato, além dos nucleotídeos inosinato (presente em carnes e peixes) e guanilato (encontrado em cogumelos). “O glutamato pode ser encontrado em alimentos como queijos curados, como o parmesão, e também no tomate maduro, por exemplo. Já os nucleotídeos são mais comuns em carnes. Carnes de boi e peixes, por exemplo, contêm inosinato. Já o guanilato é mais presente em cogumelos, sendo o shiitake um dos exemplos mais conhecidos”, exemplifica.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os brasileiros, em média, consomem o dobro do sódio recomendado. A nutricionista sugere que uma forma de ajudar a diminuir esse consumo é substituir metade do sal nas receitas pelo glutamato. Além de realçar o sabor umami, essa troca pode diminuir a quantidade de sódio na alimentação em até 37%. Ela recomenda também apostar em alimentos naturalmente ricos em umami ou usar o glutamato industrializado, que é fácil de encontrar no mercado. “Além de reduzir o sódio, o umami também aumenta a salivação e prolonga o sabor dos alimentos. É justamente o gosto que dá aquela sensação de água na boca”, explica Lourenço.

Ela ainda alerta para o cuidado ao consumir produtos industrializados que já têm bastante sódio e ainda levam glutamato monossódico para reforçar o sabor, pois isso pode acabar aumentando ainda mais a ingestão de sódio.

PARA ENTENDER

Fontes naturais de umami:

  • Tomate maduro
  • Cogumelos (como o shiitake)
  • Queijo parmesão
  • Molho shoyu
  • Algas marinhas (kombu)
  • Carnes e caldos cozidos lentamente

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…

6 horas ago

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

1 dia ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

2 dias ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

2 dias ago

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

2 dias ago

This website uses cookies.