Categories: MarabáNotícias

Polícia Civil já ouviu 11 pessoas sobre queda de balão que matou oito em SC

A Polícia Civil de Santa Catarina já ouviu seis pessoas, inclusive o piloto, que estavam no balão que pegou fogo e caiu neste sábado (21) em Praia Grande (SC). O acidente matou oito pessoas e deixou 13 feridos. Os corpos começaram a ser velados e enterrados.

O delegado-geral da Polícia Civil catarinense, Ulisses Gabriel, afirmou, em nota à Folha, que outras cinco pessoas foram ouvidas desde sábado. Ou seja, 11 já prestaram depoimento.

De acordo com os bombeiros, 21 pessoas estavam a bordo, incluindo o piloto. O balão caiu em uma área de vegetação, distante cerca de 9 quilômetros do centro da cidade.

Conteúdo relacionado

Segundo o delegado-geral, a equipe de investigação ainda precisa colher os depoimentos de mais sete passageiros que estavam no voo, além de trabalhadores que atuavam no local, representantes da Sobrevoar, a empresa responsável pelo passeio, e testemunhas.

Esses depoimentos devem ser feitos ao longo desta semana.

Paralelamente, disse Gabriel, está em elaboração um relatório de investigação com base em materiais audiovisuais e documentos apreendidos.

“A equipe também aguarda os laudos periciais, especialmente os exames técnicos, que serão fundamentais para esclarecer as circunstâncias do acidente”, afirmou.

Em entrevista coletiva no sábado, representantes das forças de segurança do estado afirmaram, segundo os relatos iniciais, que o balão apresentou um problema já no ar, após a decolagem. Ele teria ficado pouco mais de quatro minutos no ar.

O piloto conseguiu realizar uma descida de emergência, chegando próximo ao solo. Neste momento, 13 ocupantes, incluindo ele, conseguiram saltar do cesto.

Com o alívio abrupto de peso, a estrutura subiu de forma descontrolada, com oito pessoas, que não conseguiram saltar. Quatro delas se jogaram de uma altura mais elevada. As outras quatro teriam morrido com o choque do cesto no chão.

A suspeita é que um incêndio tenha começado no próprio cesto, possivelmente causado por um maçarico que não fazia parte da estrutura original da aeronave. De acordo com a polícia, esse foi o relato de mais de um dos ouvidos na investigação.

No sábado, o delegado de Praia Grande Tiago Luiz Lemos afirmou que o piloto relatou que houve uma chama no interior do cesto e que, quando o balão estava bem próximo ao solo, ele ordenou para que as pessoas pulassem.

Em depoimento, ele disse que tentou usar o extintor de incêndio para conter as chamas, mas o equipamento falhou.

O maçarico, de acordo com o relato ao policial, estava dentro do cesto.

O piloto não soube dizer se ele ficou aceso ou se teve uma chama espontânea, afirmou o delegado a jornalistas na manhã deste sábado. “Mas o fogo teria começado no maçarico”, afirmou.

Um piloto de balão ouvido pela reportagem afirmou que o maçarico acionado pode ter sido o reserva, que é levado em uma bolsa caso o principal, que é considerado o motor do balão, apague.

“[Havia] Uma chama no interior do cesto, então ele [piloto] começou a baixar o balão. Quando o balão estava bem para o máximo solo, ele ordenou para que as pessoas pulassem”, disse sábado o delegado de Praia Grande.

Segundo o policial, as chamas começaram a aumentar, e o balão subiu novamente, mas caiu depois por falta de sustentação.

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

Na entrevista coletiva de sábado à tarde, o perito-geral adjunto, Douglas Balen, disse que foi realizado um mapeamento 3D de toda a área do acidente, o que que permitirá uma análise detalhada do local.

A empresa Sobrevoar afirmou, por meio de nota, que cumpre com “todas as normas estabelecidas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil)”, destacando que não tinha registros de acidentes anteriores.

Segundo a empresa, o acidente ocorreu “mesmo com todas as precauções necessárias e com o esforço de nosso piloto, que possui ampla experiência e adotou todos os procedimentos indicados, tentando salvar todos os que estavam a bordo do balão”.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

20 horas ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

1 dia ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

2 dias ago

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

2 dias ago

This website uses cookies.