Categories: MarabáNotícias

Nova variante da Covid avança e tem sintoma inusitado

Depois de algum tempo fora do radar da maioria da população, a Covid-19 volta a chamar atenção com a emergência de uma nova variante, batizada de Stratus (XFG). Em poucas semanas, ela já se tornou a cepa dominante no Reino Unido, superando a anterior, conhecida como Nimbus, segundo dados da Agência de Segurança em Saúde do Reino Unido (UKHSA).

Conteúdo Relacionado

Além da rápida disseminação, um dos principais alertas em torno da Stratus é a sua capacidade de escapar da imunidade adquirida em infecções anteriores ou mesmo por meio da vacinação, o que aumenta o risco de reinfecção. Ainda assim, os especialistas destacam que ela não tem causado quadros mais graves do que outras variantes recentes.

Sintoma curioso: a rouquidão

Um sintoma incomum vem chamando a atenção dos médicos: rouquidão. De acordo com o clínico geral Kaywaan Khan, esse pode ser o principal sinal visível da infecção pela nova cepa, a voz fica áspera ou fraca, algo ainda raro entre os sintomas mais comuns da doença.

Outros sinais seguem o padrão das variantes anteriores, com dores de cabeça, febre leve e mal-estar, mas a Stratus costuma provocar sintomas leves a moderados na maioria dos casos.

Alta transmissibilidade preocupa

Mesmo com sintomas aparentemente brandos, a nova cepa tem se mostrado altamente contagiosa, especialmente pelas subvariantes XFG e XFG.3, que se espalham com rapidez.

Segundo o virologista Lawrence Young, mutações recentes podem estar tornando o vírus mais eficiente em driblar as defesas do organismo, o que preocupa diante da baixa adesão às doses de reforço e da queda na percepção de risco da população.

“Estamos vendo um vírus que continua evoluindo. Sem uma resposta imunológica atualizada, a vulnerabilidade da população aumenta”, alertou o especialista ao MailOnline.

Situação global

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já classificou a Stratus como “variante sob monitoramento”. Atualmente, ela representa cerca de 22% dos casos de Covid-19 no mundo, superando a Nimbus, que responde por 17% das infecções no Reino Unido.

Quer saber mais de mundo? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Diante do cenário, médicos e autoridades de saúde recomendam atenção aos sintomas, testagem em caso de suspeita e isolamento em caso de diagnóstico positivo, mesmo sem gravidade. A vacinação com dose de reforço continua sendo a principal forma de proteção contra agravamentos da doença.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…

18 horas ago

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

2 dias ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

2 dias ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

3 dias ago

This website uses cookies.