Categories: MarabáNotícias

Lobo-guará em Ananindeua? Biólogo desvenda e explica aparição de animal

O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é um animal típico do Cerrado e o maior canídeo da América do Sul, podendo atingir até um metro de altura e pesar 30 quilos, segundo a WWF (Fundo Mundial para a Natureza). No entanto, dados do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e da Universidade Federal do Mato Grosso identificaram 22 ocorrências de lobo-guará na Amazônia, em 25 anos.

Moradores vizinhos ao Parque Ambiental de Ananindeua Antônio Danúbio, na Região Metropolitana de Belém, foram surpreendidos com a aparição de um animal, que supostamente seria um lobo-guará.

O registro teria sido feito durante a madrugada desta quinta-feira (17). E para desvendar o caso e esclarecer sobre o assunto, o DOL entrou em contato com Basílio Guerreiro, biólogo do Mangal das Garças e professor.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Segundo o especialista, apesar das imagens não serem adequadas para uma análise mais conclusiva, o animal em questão não seria um lobo-guará, e sim um cachorro-do-mato. “Pelas imagens não dá para ver muita coisa, mas não é um lobo-guará. Eu consegui fazer identificação rápida, mas não muito precisa, de que é um cachorro-do-mato. Já foi registrado o lobo-guará aqui na Amazônia, mas a quantidade é pouca, porém, dentro da cidade acho improvável”, disse Basílio Guerreiro.

O biólogo também explica que a transformação na cidade faz com que seja comum que animais, como o cachorro-do-mato, busquem alimentos e recursos em outros locais. “Via de regra, o animal na cidade está com fome, com medo e se sentindo inseguro. Então, como todo canídeo, eles podem atacar se sentirem ameaçados. Ao avistar, não faça muitos ruídos, não faça movimento bruscos e se afaste devagar, sem dar as costas para o animal”, orienta Basílio.

Quer ver mais notícias direto no celular? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!

Por fim, o biólogo do Mangal das Garças ressalta que o cachorro-do-mato não é agressivo de fato, mas, não pode ser tratado como cachorro doméstico. “Como todo cão, ele pode transmitir raiva, mas o animal precisa estar contaminado pra isso”, detalha.

VEJA O VÍDEO DO FLAGRA:

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…

6 horas ago

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

1 dia ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

2 dias ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

2 dias ago

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

2 dias ago

This website uses cookies.