Verão é tempo de descanso, sol e, para muitos brasileiros, viagens com a família ou amigos. Mas para que as férias não comprometam o orçamento do resto do ano, o planejamento financeiro é a peça-chave e deve começar bem antes de arrumar as malas.
Às vésperas de embarcar para mais uma viagem em família, a servidora pública e advogada Raquel Sarmento defende que o planejamento e a organização para viajar são essenciais para evitar que o descanso vire dor de cabeça no futuro.
“Costumo economizar bem mais nas minhas despesas quando se aproxima o período de férias. Procuro priorizar as despesas necessárias como colégio, as contas de água, luz, telefone, alimentação e o que sobra vou guardando pra quando chegar o período do veraneio poder aproveitar”, compartilha.
Além disso, para garantir economia, Raquel aposta em pacotes completos de viagem que já incluem transporte, hospedagem e ‘city tour’. Ela conta que também prefere locais com comida boa e preço justo. “É diferente da nossa cidade, onde já sabemos onde ir. Em viagem, é preciso pesquisar antes”, explica.
Ela também conta que evita gastos fora do planejado. “Seleciono as prioridades. Passeios extras que não estão no pacote só vão se couber no orçamento. Gastar além do necessário e do que tem disponível no orçamento, na maioria das vezes, chegam a impactar o limite de crédito”, diz.
Contudo, diferente de Raquel, que já sabe exatamente o que fazer, muita gente ainda não sabe por onde começar a planejar a viagem para não estourar o orçamento. Pensando nisso, a reportagem do DOL conversou com Wando Pamplona, contador e fundador da Savy Contabilidade, para esclarecer as principais dúvidas de como organizar as finanças para viajar com mais tranquilidade.
Conteúdos relacionados:
Para o especialista, organizar as finanças antes de viajar é o primeiro passo para aproveitar de verdade. “Um bom planejamento financeiro permite que a pessoa desfrute da viagem com maior tranquilidade, evitando preocupações com dívidas inesperadas ou limitações no destino”, diz.
Ele conta que, ao prever gastos com antecedência, o viajante tem mais chances de aproveitar promoções e adaptar o roteiro ao valor disponível. “Planejar com antecedência também contribui para uma experiência mais segura, pois reduz o risco de imprevistos financeiros comprometerem a viagem e garante que os recursos sejam utilizados de forma consciente e eficiente”, explica.
Segundo Pamplona, erros básicos podem prejudicar todo o planejamento. “Entre os deslizes mais comuns estão a falta de levantamento detalhado dos custos envolvidos, como transporte interno, alimentação e taxas extras, que muitas vezes passam despercebidos no planejamento inicial”, diz.
De acordo com Wando, outro erro recorrente é subestimar os pequenos gastos do dia a dia, que somados podem representar uma parte significativa do orçamento. “Deixar de reservar uma quantia para imprevistos e emergências faz com que qualquer contratempo se transforme em um impacto financeiro maior. A empolgação com promoções e ofertas de última hora também podem induzir a decisões impulsivas, fazendo estourar o orçamento previsto”, completa.
Para evitar surpresas desagradáveis para o bolso na volta de viagens, o contador recomenda seguir algumas estratégicas básicas:
Para Pamplona, estratégias práticas podem ser aplicadas antes e durante a viagem, fazendo com que o orçamento não fique pesado no futuro:
De acordo com o especialista, mesmo pequenas compras ou mimos devem entrar no planejamento de uma viagem. “Definir um valor específico para pequenos prazeres, lembranças ou experiências inesperadas permite que se aproveite certas oportunidades sem comprometer o restante do orçamento”, diz o contador.
Uma dica que Wando dá é separar esse valor em dinheiro vivo ou em uma categoria específica nos aplicativos de controle, o que faz garantir maior disciplina. “Caso surja a vontade de adquirir algo fora do previsto, reflita se a compra realmente agregará valor ou se pode ser deixada para outra ocasião. Ao manter esse olhar crítico, é possível vivenciar momentos especiais sem perder de vista o equilíbrio financeiro”, orienta.
Quer receber mais notícias direto no celular? Acesse o nosso canal no WhatssAp!
A tecnologia é uma aliada para quem quer manter o orçamento na linha durante as férias. Wando recomenda alguns aplicativos fáceis de serem utilizados, como: Guiabolso, Organizze e Mobills, que permitem categorizar as despesas, definir limites e acompanhar o saldo disponível para a viagem em tempo real.
“Além disso, aplicativos como o Splitwise ajudam a dividir gastos entre viajantes de forma prática, evitando confusões e facilitando o acerto de contas no final do passeio”, completa o contador.
Se o hábito de economizar ainda não faz parte da rotina, a dica do especialista é começar aos poucos. “Comece estipulando metas realistas e estabeleça prazos para alcançá-las, mesmo que o valor seja pequeno no começo. Procure transformar a economia em parte do cotidiano, buscando motivações ligadas ao prazer de viajar, como visualizar o roteiro dos sonhos ou imaginar experiências inesquecíveis proporcionadas pela reserva financeira”, detalha.
Ele ressalta a importância de construir a disciplina gradativamente. “Celebre cada avanço e ajuste estratégias sempre que necessário, mantendo o foco no bem-estar e na tranquilidade durante a viagem”, orienta Wando Pamplona.
Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…
Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…
No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…
Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…
O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…
This website uses cookies.