Categories: MarabáNotícias

Coleta seletiva ganha espaço em iniciativa de conscientização ambiental em Belém

Com o compromisso de fortalecer práticas sustentáveis e fomentar a conscientização ambiental entre seus associados, funcionários e a sociedade em geral, o Sindicato dos Médicos do Pará (SINDMEPA) deu início a uma importante iniciativa voltada à preservação do meio ambiente. Em parceria com a Associação A Reciclananin, o sindicato implantará, a partir de 1º de agosto, um sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos produzidos em sua sede, localizada em Belém.

O projeto é parte das ações da entidade voltadas à responsabilidade socioambiental, tendo como inspiração a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro deste ano na capital paraense. A iniciativa se alinha às metas globais de sustentabilidade, refletindo o papel ativo do sindicato na construção de uma sociedade mais consciente e engajada nas questões ambientais.

Em reunião realizada na última quarta-feira (16), representantes do SINDMEPA e da Associação A Reciclananin definiram os primeiros passos do projeto, que funcionará inicialmente em caráter piloto na sede administrativa do sindicato, com o objetivo de ser expandido futuramente para todos os médicos sindicalizados.

“Essa é uma ideia da diretoria que vem sendo pensada há algum tempo e, com a COP30 se aproximando, vimos o momento ideal para dar início ao projeto. A partir do dia 1º de agosto, começaremos a coleta seletiva aqui na sede, com apoio da A Reciclananin, que fará a coleta quinzenalmente. Após esse período inicial, queremos ampliar a ação e envolver diretamente os médicos associados”, destacou o diretor de organização do SINDMEPA, Dr. Emanuel Oliveira.

Associação A Reciclananin, o sindicato implantará, a partir de 1º de agosto, um sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos produzidos em sua sede |Divulgação/ Assessoria

Antes do início da coleta, os funcionários do sindicato passarão por um treinamento especial, previsto para o dia 31 de julho, com foco em educação ambiental e práticas adequadas de separação de resíduos. Os materiais inicialmente coletados serão papel, plástico, metal, óleo de cozinha usado e resíduos eletrônicos.

A Associação A Reciclananin, parceira da iniciativa, é uma entidade reconhecida por seu trabalho social e ambiental na região. Criada formalmente em maio de 2023, e foi contemplada com patrocínio do Rock in Rio. A entidade atua diretamente com catadores e promove ações de educação ambiental voltadas à valorização do trabalho de base e ao fortalecimento da economia circular.

“Essa parceria com o SINDMEPA é fundamental não só pelo material reciclável em si, mas pela conscientização que ela promove. Reciclar é uma responsabilidade de todos nós, e cada pequeno gesto conta na luta contra os impactos ambientais”, afirma João Amorim, presidente da Reciclananin.

Edna da Silva, secretária da associação, reforça que o trabalho vai além da geração de renda: “Nosso foco é despertar nas pessoas a consciência de que cada ser humano é responsável pelo lixo que produz. Mais do que um ganho financeiro, queremos gerar transformação social e cuidado com o planeta”, conclui.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

14 horas ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

1 dia ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

1 dia ago

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

2 dias ago

This website uses cookies.