Categories: MarabáNotícias

Vídeo: balão com sete tripulantes faz pouso forçado no ES

Após a tragédia que vitimou oito pessoas após a queda de um balão que pegou fogo na cidade de Praia Grande, em Santa Catarina no último final de semana, um novo acidente envolvendo balonismo assustou turistas na manhã deste domingo, 22.

Na ocasião, um balão de ar quente com sete ocupantes precisou realizar um pouso forçado em área de mata no município de Pancas, interior do Espírito Santo. O incidente teve circunstâncias semelhantes ao acontecido em Santa Catarina.

Leia também

A aeronave transportava seis passageiros e o piloto e foi obrigada a pousar em local não programado devido a condições adversas. Testemunhas conseguiram registrar em vídeo o momento do pouso na região de mata, que foi posteriormente divulgado nas redes sociais. Veja:

Quer receber mais notícias do Brasil e do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!

Apesar do susto, não houve registro de feridos no episódio. A empresa responsável pela operação, Voe Pancas, emitiu comunicado oficial e esclareceu que o acontecido não deve ser classificado como acidente.

Posicionamento da empresa

Em nota oficial, a Voe Pancas explicou que “houve um pouso em um local de difícil acesso” e reforçou que “a segurança dos passageiros é a prioridade e tudo ocorreu dentro da normalidade”.

A empresa destacou ainda que “os voos são todos segurados com seguro aventura e nossa equipe é capacitada para a atividade”.

Contexto nacional e regulamentação

O incidente em Pancas ganha ainda mais relevância por ter acontecido no contexto da discussão nacional sobre a regulamentação do balonismo turístico no Brasil.

Após a tragédia em Praia Grande, o Ministério do Turismo anunciou no sábado (21) a intenção de acelerar as discussões sobre normatização da atividade. Além disso, a pasta informou que pretende se reunir com entidades do setor de balonismo turístico ainda nesta semana para discutir uma regulamentação específica para a prática no país.

O trabalho é feito em conjunto com outros órgãos federais, incluindo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Sebrae.

“O objetivo é que o País já possua uma regulamentação específica e clara para a operação de voos de balão em atividades turísticas, visando garantir a segurança dos praticantes e impulsionar o desenvolvimento desse segmento no Brasil”, declarou o ministério em nota oficial.

Segurança no balonismo turístico

O balonismo turístico tem ganhado popularidade no Brasil nos últimos anos, especialmente em regiões com paisagens exuberantes, como os interiores capixaba e catarinense.

No entanto, a atividade envolve riscos inerentes que dependem de condições meteorológicas favoráveis e equipamentos com manutenção adequada.

Os especialistas destacam que pousos forçados podem acontecer devido a mudanças súbitas nas condições do vento, problemas técnicos ou questões de segurança preventiva. Em muitos casos, como aparenta ter sido o de Pancas, tais procedimentos fazem parte dos protocolos de segurança para preservar a integridade dos ocupantes.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Bolsa cai 4,31% em dia tenso e reverte início positivo de mês

Num dia marcado por tensões internas, a bolsa sofreu forte queda e reverteu o desempenho…

4 horas ago

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…

1 dia ago

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

2 dias ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

2 dias ago

This website uses cookies.