O trânsito é um ambiente que demanda responsabilidade, sendo essencial o respeito às normas para garantir a segurança de todos. Conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) há infrações específicas que podem levar diretamente à suspensão do direito de dirigir. Conduzir veículo sob a influência de álcool ou drogas, deixar de prestar socorro em acidente ou abandonar o local, exceder em mais de 50% do limite de velocidade da via, participar de rachas, dirigir sem capacete e realizar ultrapassagens perigosas, estão entre as infrações previstas no Código de Trânsito capazes causar a suspensão da CNH.
Além das infrações específicas, a suspensão do direito de dirigir também acontece por acúmulo de pontos na CNH, da seguinte forma: 20 pontos, caso constem duas ou mais infrações gravíssimas no período de 12 meses; 30 pontos, caso conste apenas uma infração gravíssima no período de 12 meses; e 40 pontos, caso não conste nenhuma infração gravíssima no período de 12 meses.
O coordenador de penalidade do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), André Panato, explica que o condutor é notificado oficialmente pelo órgão, podendo apresentar defesa no prazo de até 30 dias. Caso a defesa seja indeferida, a penalidade será aplicada e expedida nova notificação, com novo prazo de 30 dias para apresentar recurso à Jari.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
O prazo da penalidade de suspensão do direito de dirigir por infração específica pode ser de 2 até 18 meses, dependendo da infração e da reincidência em seu cometimento no prazo de 12 meses. Já para o caso de acúmulo de pontuações o prazo de suspensão varia de 6 a 24 meses. Para o motorista reaver o direito de dirigir que foi suspenso deverá cumprir integralmente o prazo da suspensão e se submeter a curso de reciclagem. “As penalidades visam coibir condutas infracionais consideradas gravíssimas e que geram risco, assim como garantir que os interesses públicos na segurança viária sejam respeitados”, destaca.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor
IMPORTANTE: Os comentários não representam a opinião do Diário Online. Os textos escritos são de inteira responsabilidade dos autores.
O Ministério do Planejamento e Orçamento confirmou nesta quarta-feira (10) que o salário mínimo será…
Após crescer 2,5% em 2025, a economia brasileira deve avançar 1,8% em 2026, segundo projeção…
O preço dos alimentos consumidos em casa recuou 0,2% em novembro. Esse resultado é a…
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira (10), com restrições, a fusão…
Depois de semanas de assembleias em todo o país, trabalhadores do Sistema Petrobras aprovaram a…
O preço da hospedagem na região metropolitana de Belém subiu 178,93% no mês de novembro.…
This website uses cookies.