O projeto de lei que propõe a criação do Cadastro Brasileiro de Creches foi aprovado pelo Senado e segue para apreciação da Câmara dos Deputados. De autoria do senador Jader Barbalho (MDB-PA), assegurava a inclusão de estabelecimentos da primeira infância.
Ao tramitar nas comissões da Casa Legislativa, a proposta recebeu sugestões que ampliam e melhoram a ideia inicial oferecida pelo senador paraense, entre elas, a inclusão de mais dados sobre o histórico das crianças que frequentam as creches, tais como, informações sobre a saúde, sobre assistência social e proteção dos alunos nesta faixa etária.
Aprovado em decisão terminativa na Comissão de Educação do Senado, o projeto poderá ser encaminhado diretamente à Câmara dos Deputados, caso não seja apresentado recurso para votação no Plenário.
“As creches desempenham um papel crucial no desenvolvimento das crianças nos aspectos cognitivo, emocional, social e físico, moldando suas jornadas desde cedo. É um espaço de educação e cuidado das crianças pequenas e constitui, junto com a pré-escola, a primeira etapa da educação básica”, lembra o senador.
Jader Barbalho reforça o papel das creches para o aprendizado das crianças. “Ao interagirem com seus pares e educadores, as crianças aprendem a expressar emoções, a lidar com conflitos e a desenvolver empatia, habilidades fundamentais para a sua saúde emocional ao longo da vida”, destaca.
Mas, segundo ele, essas unidades educacionais enfrentam o duplo desafio de atender a demanda e garantir um serviço de qualidade. Ele cita dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) segundo os quais mais de 2 milhões de crianças de até 3 anos de idade, no Brasil, não frequentam creches por alguma dificuldade de acesso ao serviço.
Entre as sugestões que complementam a proposta original apresentada por Jader Barbalho, está a alteração feita no Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257, de 2016), determinando a integração de bancos de dados das áreas de saúde, educação e assistência social, além de contar com informações detalhadas sobre creches e demais instituições de atendimento à primeira infância.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
O projeto de lei prevê que a coordenação e a manutenção do Cadastro Brasileiro de Creches sejam feitas pelo mesmo órgão da Administração Pública Federal responsável pela coordenação da Política Nacional Integrada para a Primeira Infância. A ideia, de acordo com o senador Jader, é que esse cadastro mantenha armazenados dados sobre a localização, denominação, natureza jurídica e condições de funcionamento das creches, quantidade de vagas oferecidas, além de dados quantitativos sobre a educação desempenhada, inclusive sobre os recursos recebidos.
Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…
Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…
No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…
Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…
O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…
This website uses cookies.