Categories: MarabáNotícias

Prefeitura de Belém exige respostas sobre incêndio no antigo lixão do Aurá

Um grande incêndio na área onde funcionava o antigo Lixão do Aurá, em Ananindeua, vem causando enormes transtornos aos moradores do local e proximidades e gerando muita preocupação. A fumaça tomou conta dos céus de Belém durante a noite de terça-feira (10) e segue até o momento da manhã de quarta (11), onde bairros como Jurunas, Cremação, Curió-Utinga, e outros amanheceram com forte cheiro de queimada.

O caso acontece em meio a uma denúncia de descarte irregular de lixo hospitalar no local. Caçambas da empresa Ciclus Amazônia, contratada pela Prefeitura de Belém, na gestão do ex-prefeito Edmilson Rodrigues, estariam despejando resíduos indevidamente na área do antigo Lixão do Aurá, que, embora oficialmente desativado, ainda sofre com uso irregular e falta de fiscalização.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Diante desse fato, a Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), informou que as causas do incêndio que ocorre no momento no Aterro do Aurá serão investigadas pelos órgãos competentes, como Corpo de Bombeiro e Polícia Científica. “No entanto, a Sezel ressalta que a segurança da área é de responsabilidade da empresa Ciclus, que administra o local mediante contrato de licitação”, disse.

O poder municipal também explicou que vai exigir da empresa explicações sobre o caso e solicitar o aumento da segurança e fiscalização da Ciclus no local.

Empresa Ciclus sob investigação

A Câmara Municipal de Belém iniciou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades na contratação da empresa Ciclus Amazônia, responsável pela coleta de lixo na cidade. A proposta, apresentada pelo vereador Michell Durans, já possui o número necessário de assinaturas e deve ser encaminhada ao plenário em breve.

A Ciclus Ambiental pode ser responsabilizada por descarte irregular, danos ambientais e risco sanitário, já que o lixo hospitalar tem protocolos específicos de coleta, transporte e destinação final. Se comprovada a infração, a empresa poderá sofrer sanções administrativas, contratuais e judiciais.

VEJA O INCÊNDIO NESTA MANHÃ DE QUARTA-FEIRA

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

15 horas ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

1 dia ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

1 dia ago

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

2 dias ago

This website uses cookies.