Categories: MarabáNotícias

Operação da FAB leva atendimento médico para o interior do Pará

A Força Aérea Brasileira (FAB) partiu ontem do Porto Fluvial Brucutu (Comara), no bairro de Val-de-Cans, para levar atendimento médico às comunidades urbanas e ribeirinhas do interior do estado do Pará. Quatro balsas seguiram com destino inicial a cidade de Santarém, onde inicia o Exercício de Campanha de Emprego de Logística, Saúde e Intendência Operacional, EXCELSIOR 2025, no dia 11 de junho.

Em seguida, os militares seguem para os municípios de Monte Alegre e Breves, no Arquipélago do Marajó, finalizando os atendimentos no dia 29 de junho.

Esta é a segunda edição da atividade promovida pela FAB em parceria com o Ministério da Saúde, através do projeto Voluntários do Sertão e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). De acordo com o Coronel Aviador Antônio Carlos Neves Trigueiro, vice-presidente da Comaraissão de Aeroportos da Região Amazônica (Comara), o exercício tem como objetivo proporcionar assistência cívico-social na calha do rio Amazonas, provendo assistência médica hospitalar especializada e apoio humanitário à população, além de adestramento militar em ambiente operacional complexo.

“A ideia é que nós treinemos a logística operacional da Força Aérea, promovendo, assim, assistência de saúde gratuita pelo pessoal da região ribeirinha da calha do rio Amazonas, bem como fortalecendo os laços interinstitucionais entre militares, civis e organizações não-governamentais, bem como fortalecer a presença do Estado brasileiro na região estratégica da Amazônia”, disse.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

O exercício contará com um Hospital de Campanha (HCAMP) flutuante, montado sobre balsas da Comara, que têm capacidade de aproximadamente 1 mil atendimentos por dia em 14 clínicas especializadas. Ao todo, 170 militares estarão envolvidos na missão, sendo 72 deles da área da saúde, 20 pessoas do projeto Voluntários do Sertão e mais 10 da Fiocruz.

“A Fiocruz está trabalhando num projeto de pesquisa de detecção precoce e tratamento de câncer de colo do útero. E as demais especialidades vão ser providas pela Força Aérea”, afirmou o vice-presidente da Comara.

PARA ENTENDER

Atendimentos

  • Os atendimentos estão sendo realizados pelas prefeituras de cada município, conforme a demanda das especialidades. A estimativa é que a balsa chegue dia 11 de junho em Santarém e siga viagem no 14 do mesmo mês para o município de Monte Alegre, e para Breves logo após.
  • Especialidades médicas: Clínica Médica; Cardiologia; Dermatologia; Neurologia; Oftalmologia; Ginecologia; Ortopedia; Pediatria; Cirurgia Geral; Urologia; Assistência Social; Fisioterapia; Psicologia; Odontologia.
  • Exames disponibilizados: Ultrassonografia; Raio-X; Colpocitologia cervical; Eletrocardiograma; Ecocardiograma; Exames Laboratoriais.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

17 horas ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

1 dia ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

2 dias ago

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

2 dias ago

This website uses cookies.