Categories: MarabáNotícias

Com gol de Vini Jr, Brasil vence Paraguai e está na Copa de 2026

Em seu segundo jogo à frente da seleção brasileira, Carlo Ancelotti conquistou sua primeira vitória. Mais do que isso: o triunfo por 1 a 0 sobre o Paraguai, na noite de terça-feira (10), na Neo Química Arena, em São Paulo, confirmou a classificação da equipe canarinho para a Copa do Mundo de 2026.

Depois da derrota da Venezuela para o Uruguai, por 2 a 0, em partida que começou cerca de uma hora e meia antes de a bola rolar em Itaquera, bastava à formação brasileira vencer seu compromisso para alcançar a meta.

VEJA TAMBÉM

Agora em terceiro na tabela das Eliminatórias, com 25 pontos somados, o Brasil abriu sete de vantagem sobre a Venezuela, que está em sétimo lugar, na zona de repescagem, a duas rodadas do fim do certame.

Não foi fácil. O Paraguai adotou em São Paulo uma forte retranca, buscando o empate que o classificaria para o Mundial. Diferentemente do que apresentou na estreia do técnico italiano, no empate sem gols com o Equador, o Brasil teve inteligência para encontrar alternativas ofensivas e foi bem persistente até chegar à vitória.

O treinador mexeu na equipe para destravar um futebol mais envolvente. Com a volta de Raphinha, que retornou de suspensão e teve a companhia de Gabriel Martinelli, Matheus Cunha e Vinicius Junior, a seleção brasileira passou boa parte do jogo no ataque, rodando a bola, até abrir os espaços na defesa paraguaia.

Embora tenha criado poucas chances claras no primeiro tempo, conseguiu abrir o placar aos 43 minutos, quando Matheus Cunha roubou a bola e a carregou antes de servir Vinicius Junior, que fez o desvio na pequena área.

O gol foi fundamental para manter a exigente torcida paulista ao lado do time. Mais de 45 mil estiveram no estádio a despeito do frio de 13º C. Os presentes tentaram ajudar o time fazendo pressão contra a cera adversária.

A vantagem obrigou o Paraguai a se expor um pouco mais. Os próprios paraguaios se arriscaram mais na frente. O Brasil, contudo, conseguiu controlar o jogo e manter a vantagem para ficar com a vitória.

Inaugurado em 2014 e palco da abertura da Copa do Mundo daquele ano, o estádio do Corinthians também foi o local em que o Brasil selou sua classificação para os dois últimos Mundiais.

Na jornada até a Copa de 2018, na Rússia, a vaga foi assegurada após vitória sobre o próprio Paraguai, em março de 2017, por 3 a 0. Em 2021, o passaporte foi carimbado para o Mundial no Qatar após o triunfo por 1 a 0 sobre a Colômbia.

O jogo desta terça foi o sexto da seleção brasileira na Neo Química Arena, e a vitória manteve a equipe com 100% de aproveitamento no local. São, agora, quatro vitórias pelas Eliminatórias, uma pela Copa América de 2019 e uma na abertura do Mundial de 2014, sobre a Croácia, por 3 a 1.

A confirmação antecipada, com duas rodadas ainda a ser disputadas, dará a Ancelotti tranquilidade para fazer testes nos próximos jogos da seleção -algo raro nos últimos tempos.

Mesmo com a mudança no formato, com seis países classificando-se diretamente ao Mundial, a jornada irregular da seleção brasileira impediu que esse tipo de trabalho pudesse ser feito com mais tempo, como faz, por exemplo, a Argentina. Os atuais campeões mundiais garantiram vaga em março deste ano, na 14ª rodada, com goleada sobre o Brasil, por 4 a 1.

Quer saber mais de Esportes? Acesse o nosso canal no WhatsApp

A derrota diante da Argentina marcou o fim da passagem de Dorival Júnior, demitido em 28 de março. A equipe nacional ficou quase dois meses sem comando até o acerto com Ancelotti, anunciado em 12 maio, tornando-se o quarto estrangeiro a dirigir o elenco. Estiveram antes no cargo o uruguaio Ramón Platero (1925), o português Joreca (1944) e o argentino Filpo Núñez (1965).

Nenhum deles, porém, chegou com o mesmo entusiasmo com o qual o italiano foi recepcionado. Desde a sua chegada, o ex-treinador do Real Madrid tem sido abraçado por torcedores e por boa parte da imprensa, sobretudo por seu sucesso no time espanhol -com 15 títulos conquistados, é o mais vitorioso treinador da história do clube.

Por isso a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), ainda sob o comando de Ednaldo Rodrigues, pouco antes de seu afastamento da presidência da entidade, topou pagar cerca de R$ 5 milhões por mês para contar com o italiano em seu corpo técnico. O substituto de Ednaldo, Samir Xaud, não mudou o plano.

O principal objetivo com o investimento é brigar pelo título da Copa do Mundo de 2026.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

This website uses cookies.