Um grupo de espeleólogos fez uma descoberta rara na ilha de Car Nicobar, na Índia: um caranguejo-dos-coqueiros (Birgus latro), o maior artrópode terrestre do mundo. O achado, feito em abril de 2024 durante a exploração de uma pequena caverna, marca o primeiro registro confirmado da espécie na ilha desde 1874. O estudo foi publicado no final de maio na revista científica “Journal of Threatened Taxa”.
O animal encontrado era um macho adulto, pesando cerca de 1,2 kg. Seu corpo media aproximadamente 13 centímetros, embora o tamanho total não tenha sido medido com exatidão. Esses caranguejos podem chegar a 90 centímetros de envergadura, pesar até 5 kg e viver por até 60 anos.
Classificado como vulnerável, o caranguejo-dos-coqueiros enfrenta ameaças como a destruição do habitat e desastres naturais. Um dos eventos mais impactantes foi o tsunami de 2004, que atingiu o arquipélago de Andaman e Nicobar, devastando áreas costeiras. Desde então, a espécie foi registrada em outras ilhas da região, mas não havia sinais em Car Nicobar até agora.
O caranguejo foi encontrado escondido em uma fenda rochosa. Perto dali, havia uma pilha de cocos e lixo doméstico — um atrativo, já que esses animais se alimentam de frutos e restos orgânicos. No entanto, os pesquisadores alertam: resíduos como embalagens plásticas podem colocar a espécie em risco, causando ferimentos ou contaminação por ingestão.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
Como é um animal de hábitos noturnos e que vive em áreas de difícil acesso, os avistamentos são raros. Por isso, mesmo registros pontuais como esse são extremamente valiosos para os cientistas, ajudando a entender a distribuição e os hábitos dessa espécie enigmática.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor
IMPORTANTE: Os comentários não representam a opinião do Diário Online. Os textos escritos são de inteira responsabilidade dos autores.
Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…
Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…
No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…
Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…
This website uses cookies.