Categories: MarabáNotícias

Caranguejo gigante reaparece na Índia após mais de um século


Animal tem cerca de 13 centímetros de comprimento e 1,2kg | (Dhanesh Ponnu via Fulmali, Ponnu e Prabakaran (2025))

Um grupo de espeleólogos fez uma descoberta rara na ilha de Car Nicobar, na Índia: um caranguejo-dos-coqueiros (Birgus latro), o maior artrópode terrestre do mundo. O achado, feito em abril de 2024 durante a exploração de uma pequena caverna, marca o primeiro registro confirmado da espécie na ilha desde 1874. O estudo foi publicado no final de maio na revista científica “Journal of Threatened Taxa”.

O animal encontrado era um macho adulto, pesando cerca de 1,2 kg. Seu corpo media aproximadamente 13 centímetros, embora o tamanho total não tenha sido medido com exatidão. Esses caranguejos podem chegar a 90 centímetros de envergadura, pesar até 5 kg e viver por até 60 anos.

Conteúdo Relacionado

Classificado como vulnerável, o caranguejo-dos-coqueiros enfrenta ameaças como a destruição do habitat e desastres naturais. Um dos eventos mais impactantes foi o tsunami de 2004, que atingiu o arquipélago de Andaman e Nicobar, devastando áreas costeiras. Desde então, a espécie foi registrada em outras ilhas da região, mas não havia sinais em Car Nicobar até agora.

O caranguejo foi encontrado escondido em uma fenda rochosa. Perto dali, havia uma pilha de cocos e lixo doméstico — um atrativo, já que esses animais se alimentam de frutos e restos orgânicos. No entanto, os pesquisadores alertam: resíduos como embalagens plásticas podem colocar a espécie em risco, causando ferimentos ou contaminação por ingestão.

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

Como é um animal de hábitos noturnos e que vive em áreas de difícil acesso, os avistamentos são raros. Por isso, mesmo registros pontuais como esse são extremamente valiosos para os cientistas, ajudando a entender a distribuição e os hábitos dessa espécie enigmática.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

IMPORTANTE: Os comentários não representam a opinião do Diário Online. Os textos escritos são de inteira responsabilidade dos autores.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…

16 horas ago

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

2 dias ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

2 dias ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

2 dias ago

This website uses cookies.