Categories: MarabáNotícias

Brasileira foi avistada imóvel a 500 metros de vulcão na Indonésia

O resgate da brasileira Juliana Marins, de 26 anos, presa no vulcão Rinjani, na Indonésia, continua a ganhar traços de dramaticidade ao entrar no terceiro dia de operações.

As equipes de resgate suspenderam as tentativas pelo terceiro dia consecutivo por conta das más condições climáticas da região. A jovem, natural de Niterói, no Rio de Janeiro, caiu durante uma trilha no Monte Rinjani, na madrugada de sábado (21), e está isolada há mais de 60 horas em uma encosta de difícil acesso.

Leia também

A situação da turista brasileira permanece indefinida, mesmo após ser localizada “imóvel” a 500 metros de profundidade, conforme informou a equipe que administra o parque do Monte Rinjani em publicação nas redes sociais.

Quer receber mais notícias do caso de Juliana Marins? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!

As equipes de resgate conseguiram descer apenas 250 metros até ela, ainda distantes de alcançá-la com segurança. Segundo informações da família de Juliana, os socorristas estavam a 350 metros de distância da brasileira quando as condições climáticas forçaram a interrupção do resgate às 16h no horário local (5h no horário de Brasília).

Desafios enfrentados pelas equipes

O resgate tem enfrentado enormes dificuldades de natureza climática, geográfica e logística, que se tornaram o principal obstáculo para a localização e retirada segura.

A administração do parque destacou que a equipe de resgate enfrentou “condições climáticas dinâmicas, com neblina espessa que reduzia a visibilidade e aumentava o risco”.

O anoitecer no local também contribuiu para a suspensão dos trabalhos, uma vez que as operações de resgate em terreno montanhoso e de difícil acesso requerem visibilidade adequada para garantir a segurança tanto da vítima quanto dos socorristas.

Acompanhamento da família

A família de Juliana reclama de falta de informações concretas e do lento trabalho por meio de um perfil na rede social Instagram. A irmã da jovem desmentiu informações anteriores sobre um suposto resgate, afirmando que as equipes não conseguiram alcançá-la.

Mobilização diplomática brasileira

O Governo Federal, por meio do Ministério das Relações Exteriores, emitiu nota oficial detalhada sobre os esforços diplomáticos para o resgate de Juliana Marins.

Desde que foi acionada pela família da turista, a embaixada do Brasil em Jacarta mobilizou as autoridades locais no mais alto nível, o que permitiu o envio das equipes de resgate para a área do vulcão onde ocorreu a queda, em região remota, a cerca de quatro horas de distância do centro urbano mais próximo.

O embaixador do Brasil em Jacarta entrou pessoalmente em contato com o Diretor Internacional da Agência de Busca e Salvamento e com o Diretor da Agência Nacional de Combate a Desastres da Indonésia. As autoridades locais têm fornecido relatos constantes sobre o andamento dos trabalhos de resgate.

Dois funcionários da embaixada se deslocaram para o local com o objetivo de acompanhar pessoalmente os esforços pelo resgate. O Ministro das Relações Exteriores, em nome do governo brasileiro, também iniciou contatos de alto nível com o governo indonésio com o objetivo de pedir reforços no trabalho de buscas na cratera do Monte Rinjani.

Leia a nota completa

Relembre detalhes do acidente

Juliana, que realiza uma viagem pela Ásia desde fevereiro, caiu de um penhasco que circunda a trilha junto à cratera do vulcão na madrugada de sábado (21).

O Monte Rinjani é um vulcão ativo com 3.726 metros de altura, localizado na ilha de Lombok, a cerca de 1.200 km de distância de Jacarta. O vulcão é conhecido por suas trilhas desafiadoras e condições climáticas imprevisíveis.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…

16 horas ago

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

2 dias ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

2 dias ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

2 dias ago

This website uses cookies.