Categories: MarabáNotícias

Brasil registrou mais de 200 estupros de mulheres por dia em 2024

O mais recente Mapa da Segurança Pública do Brasil, divulgado nesta quarta-feira (11) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), acende um alerta vermelho sobre a escalada da violência no país, especialmente contra mulheres. O levantamento, que traz dados consolidados até 2024, revela um crescimento expressivo nos casos de estupro e feminicídio, além de apresentar um panorama das apreensões de drogas e armas de fogo em todo o território nacional.

Entre os dados mais alarmantes está o aumento de 25,8% nos casos de estupro registrados nos últimos cinco anos. Em 2020, foram 66.056 vítimas. Já em 2024, esse número saltou para 83.114 — o equivalente a uma média de 227 casos por dia. Em 2023, foram 82.204 registros, com uma taxa de 38,83 estupros a cada 100 mil habitantes. No ano anterior, essa taxa era de 37,82, com 79.741 vítimas.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

As regiões mais afetadas revelam contrastes: enquanto o Sudeste lidera em números absolutos, com 29.007 vítimas em 2024, o Norte registrou o maior crescimento proporcional — um salto de 62,44% na taxa de estupros. Estados como a Paraíba (com alta de 100%), Amazonas (42,91%) e Amapá (35,95%) chamam atenção pelo aumento expressivo de casos em apenas um ano.

A violência sexual atinge majoritariamente mulheres: 86% das vítimas registradas em 2024 eram do sexo feminino, totalizando 71.834 mulheres. São Paulo aparece no topo dos estados com maior número absoluto de mulheres vítimas, com 13.790 registros.

Feminicídio: quatro mulheres mortas por dia

Os dados sobre feminicídio — assassinatos motivados por gênero — também preocupam. Em 2024, houve aumento de 0,69% em relação ao ano anterior, mantendo a taxa nacional de 1,34 casos a cada 100 mil mulheres. Na prática, isso significa que quatro mulheres foram mortas por dia por serem mulheres.

Estados como o Piauí (42,86%), Maranhão (38%) e Paraná (34,57%) lideram os aumentos percentuais. Já as capitais com maior número de vítimas em 2024 foram São Paulo e Rio de Janeiro, ambas com 51 casos de feminicídio.

Quer mais notícias de segurança? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.

Drogas e armas: números em movimento

O relatório também aponta para um aumento nas apreensões de drogas. Foram 1,4 mil toneladas de maconha apreendidas em 2024 — um crescimento de 10% em relação a 2023, mesmo sem os dados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Isso representa uma média de 3,8 toneladas por dia, o maior volume dos últimos dois anos.

A cocaína seguiu o mesmo ritmo: 137.357 quilos da droga foram apreendidos em 2024, um aumento de 5,5% — também o maior volume em cinco anos.

Já no que diz respeito às armas de fogo, houve uma leve redução geral nas apreensões, com queda de 2,6%. No entanto, o fuzil, arma de uso restrito e alto poder destrutivo, teve um crescimento expressivo: 1.957 unidades apreendidas em 2024, contra 1.365 no ano anterior — um aumento de 43%.

Panorama nacional

Os dados divulgados pelo MJSP são provenientes das unidades federativas, por meio do Sinesp Validador de Dados Estatísticos (Sinesp VDE), e ajudam a construir um retrato essencial para o planejamento de políticas públicas de segurança. O levantamento reforça a urgência de ações mais eficazes no enfrentamento da violência e na proteção dos direitos das mulheres, além de medidas estratégicas no combate ao crime organizado.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…

14 horas ago

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

1 dia ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

2 dias ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

2 dias ago

This website uses cookies.