Categories: MarabáNotícias

Azul: pedido de recuperação judicial pode afetar consumidor

Em 2024 houve um recorde histórico de pedidos de recuperação judicial no Brasil: foram 2.273 empresas recorrendo à medida, um aumento de 61,8% em relação ao ano anterior, segundo a Serasa Experian. Esse número é o maior da série histórica iniciada em 2014 e também o mais alto desde que a analista de crédito começou a registrar esses dados, em 2006.

Uma dessas foi a companhia aérea Azul, que na quarta-feira, 28, também ingressou com solicitação semelhante nos Estados Unidos (EUA), por um mecanismo jurídico que permite empresas em crise financeira reestruturarem suas dívidas e continuar operando normalmente enquanto negociam com seus credores sob supervisão judicial. E, sim, os efeitos disso podem alcançar o território nacional, mediante pedido de homologação da decisão estrangeira pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Para o cidadão brasileiro, a recuperação judicial da Azul pode gerar efeitos práticos e indiretos que merecem atenção, explica o advogado Gabriel Barreto, que atua nas áreas do Direito Público e Direito Empresarial: há a possibilidade de redução de voos em determinadas rotas, especialmente em cidades onde a Azul é a principal ou única operadora, o que pode impactar tanto a mobilidade quanto os preços das passagens, e empresas fornecedoras e prestadoras de serviços à Azul, muitas delas de pequeno e médio porte, podem enfrentar atrasos nos pagamentos ou até mesmo suspensão de contratos.

Conteúdos relacionados:

“Além disso, o processo afeta o mercado financeiro, gerando desvalorização das ações da companhia e insegurança para investidores. Outro ponto que merece destaque diz respeito aos clientes do programa de milhagem e de fidelidade da companhia. Em situações semelhantes já vivenciadas no setor aéreo, não são incomuns alterações nas regras de acúmulo e resgate de milhas, redução nos benefícios dos planos pagos e até desvalorização prática dos pontos acumulados. O risco não é imediato, mas é real, especialmente em caso de prolongamento do processo ou agravamento da situação financeira da empresa”.

Tanto a LATAM Airlines como a GOL Linhas Aéreas também passaram por processos semelhantes. A primeira ingressou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos em 2020, durante a pandemia de Covid-19, e sua operação no Brasil aderiu ao processo em julho do mesmo ano. Já a segunda solicitou recuperação judicial no início de 2024. Também manteve suas operações no Brasil e, após acordo com credores, caminha para encerrar o processo ainda em 2025. Em ambos os casos, os programas de milhas não foram interrompidos nem descontinuados, embora as empresas tenham realizado ajustes internos.

O advogado destaca que, pelo menos por enquanto, o pedido de recuperação judicial da Azul nos Estados Unidos não traz qualquer interferência prática nas ações judiciais em curso contra a companhia no Brasil. Ou seja, os processos movidos por consumidores, fornecedores e demais credores continuam tramitando normalmente na Justiça brasileira. Para que o processo estrangeiro gere efeitos no território nacional — como suspensão de ações, bloqueios ou execuções — é necessário que a Azul protocole pedido de homologação da decisão pelo STJ.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

“Enquanto isso não ocorre, a situação jurídica da companhia perante o Judiciário brasileiro permanece inalterada, o que significa que os credores nacionais ainda podem buscar a satisfação de seus créditos nos meios ordinários”, reforça.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…

19 horas ago

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

2 dias ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

2 dias ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

3 dias ago

This website uses cookies.