A Receita Federal dará início ao pagamento da restituição do Imposto de Renda 2025 no dia 30 de maio, data que também marca o fim do prazo para o envio das declarações. O cronograma prevê a liberação dos valores em cinco lotes mensais, com o último programado para 30 de setembro.
Os contribuintes não escolhem em qual lote vão receber. O sistema da Receita define automaticamente a ordem, com base em uma série de critérios, como a data de envio da declaração e a situação do contribuinte. O valor estimado da restituição é calculado automaticamente pelo programa da Receita no momento da entrega da declaração, de acordo com as informações preenchidas.
A consulta ao andamento da restituição pode ser feita no portal oficial da Receita Federal, dentro da área “Meu Imposto de Renda”, acessando a aba “Consultar a Restituição”. Se o status exibido for “em fila de restituição”, significa que o valor já está confirmado e será liberado em algum dos cinco lotes previstos.
De acordo com a legislação, alguns grupos têm prioridade na hora de receber a restituição. São eles:
A opção por receber via Pix, além de agilizar o processo, tem sido incentivada pela Receita como forma de aumentar a segurança e eficiência do pagamento.
Confira as datas dos cinco lotes definidos pela Receita Federal:
O contribuinte que não encontrar a restituição nos primeiros lotes deve continuar acompanhando mensalmente sua situação no sistema da Receita. A atualização é feita sempre antes do pagamento de cada lote.
Vale lembrar que o prazo para envio da declaração do Imposto de Renda 2025 termina no mesmo dia do primeiro pagamento de restituições: 30 de maio. Quem perder o prazo estará sujeito à multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a até 20% do imposto devido.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor
IMPORTANTE: Os comentários não representam a opinião do Diário Online. Os textos escritos são de inteira responsabilidade dos autores.
Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…
Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…
No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…
Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…
This website uses cookies.