Nem todos os brasileiros têm acesso fácil a serviços digitais ou unidades presenciais do INSS – e é justamente esse público que mais precisa de atenção. Com isso em mente, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com uma nova rede de apoio para contestar descontos indevidos em seus benefícios. As agências dos Correios, presentes em todos os estados do país, agora integram oficialmente a força-tarefa de combate a fraudes contra idosos.
A medida tem como objetivo ampliar o alcance do atendimento presencial em regiões onde não há unidades próprias do INSS, garantindo acesso mais simples, seguro e gratuito à análise de cobranças suspeitas. Ao todo, mais de 5 mil agências dos Correios estão habilitadas para realizar os atendimentos.
“Essa parceria reforça a vocação social dos Correios, que, com sua capilaridade, infraestrutura pública instalada e equipes preparadas, atuam como braço do Governo Federal a serviço da população. Estamos prontos para oferecer soluções que levem segurança, dignidade e acesso aos direitos fundamentais para todos, especialmente aqueles que mais precisam”, afirmou o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos.
Quer mais notícias nacionais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
Já o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, pontuou a importância de ampliar o acesso dos segurados aos canais de contestação de irregularidades: “Estamos ampliando o acesso, reduzindo barreiras e oferecendo um caminho mais direto para resolver o problema dos descontos indevidos que lesou aposentadas e aposentados brasileiros”.
A ação faz parte de um esforço mais amplo do governo federal para enfrentar os prejuízos causados por fraudes. O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destacou o papel fundamental dos Correios no atendimento a quem mais precisa. “Os Correios se somam nesse grande compromisso do governo para que nenhum aposentado fique no prejuízo. Vamos ampliar o atendimento, fazer um atendimento olho no olho e alcançar aqueles que são mais vulneráveis, que não têm acesso à tecnologia ou que, por outro motivo, queira receber o auxílio presencial”.
O atendimento será realizado exclusivamente em unidades próprias dos Correios, por profissionais treinados e com protocolos rigorosos de segurança. Os dados dos beneficiários serão tratados com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando privacidade e rastreabilidade das informações.
Para áreas ainda não cobertas pelas agências habilitadas, o governo estuda ações complementares, como mutirões e atendimento itinerante, de modo a garantir que todos os brasileiros lesados tenham acesso à contestação dos descontos.
A lista completa das unidades que oferecem o serviço está disponível no site oficial dos Correios.
Agência Brasil
Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…
Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…
No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…
Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…
This website uses cookies.