Categories: MarabáNotícias

Tumba de rei egípcio “sem nome” intriga cientistas

Tumba de rei egípcio "sem nome" intriga cientistasTumba de rei egípcio "sem nome" intriga cientistas
Criminosos que roubaram a tumba não deixaram nenhum vestígio da múmia ou sarcófago. | Foto: Ministério de Antiguidades do Egito

Muitas descobertas intrigam cientistas, entre elas, a de antigas civilizações como a egípcia. A forma como se comportavam essas sociedades pode ser estudada e entendida após grandes achados.

No Egito, arqueólogos descobriram uma tumba real do Segundo Período Intermediário (1677 a.C. e 1550 a.C), na necrópole do Monte Anúbis, próxima ao sítio arqueológico de Abydos no Egito.

O achado estava a 7 metros de profundidade. Segundo a pesquisa comandada pela Universidade da Pensilvânia, o local contém uma câmara funerária de calcário coberta com abóbadas de tijolos de barro com cerca de 5 metros.

Quer mais notícias sobre Curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp

A época da descoberta corresponde ao Segundo Período Intermediário e foi marcado pela crise política. O norte do Egito era governado pelo povo semita que se denominava hicsos. Já o sul da região era controlado por vários reis egípcios.

Apesar da descoberta, o nome do proprietário ainda é desconhecido, mas ao que tudo indica, pertencia a um grande rei egípcio.

Segundo o professor de egiptologia e arqueologia egípcia na Universidade da Pensilvânia, Josef Wegner, o nome do rei foi registrado em cenas pintadas em tijolos rebocados que decoravam a entrada, mas após serem danificadas por antigos ladrões, não foi possível a descoberta do nome do mesmo.

Os criminosos que roubaram a tumba não deixaram nenhum vestígio da múmia ou sarcófago. Ainda segundo o especialista, as buscas por mais informações continuam na região.

“A área pode render mais tumbas reais da mesma era [que] podem lançar luz sobre a identidade e propriedade desta nova tumba real”, acrescentou.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

IMPORTANTE: Os comentários não representam a opinião do Diário Online. Os textos escritos são de inteira responsabilidade dos autores.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3

A Caixa Econômica Federal paga nesta quinta-feira (17) a parcela de abril do novo Bolsa…

3 horas ago

Apreensões de vódca, uísque, ice e máquina somam R$ 800 mil

O nordeste paraense é conhecido por cidades cuja economia gira em torno do veraneio e…

5 horas ago

Paysandu anuncia venda de ingressos 100% on-line

Horas após a derrota para o Vila Nova por 1x0, pela 2ª rodada do Brasileirão…

11 horas ago

Brasil terá segunda maior safra de cana, segundo estimativa da Conab

O Brasil registrou a segunda maior produção de cana-de-açúcar, durante o ciclo 2024-2025, com um…

14 horas ago

Elizer desabafa após críticas e defende fé: “não se explica”

No conteúdo publicado, Eliezer pediu respeito à sua crença e relembrou episódios delicados vividos pela…

17 horas ago

Corpo acorrentado aparece em praia de Outeiro

O corpo foi encontrado ainda de madrugada | Reprodução/InstagramUm homem foi encontrado morto na madrugada…

23 horas ago