Muitas pessoas, especialmente aquelas que moram sozinhas, tem uma rotina corrida ou não tem vontade de cozinhar, recorrem à pipoca como uma opção rápida para o jantar. Entretanto, será que a pipoca é realmente um substituto saudável para uma refeição?
A pipoca é rica em fibras, o que ajuda na digestão e regula o colesterol, além de ser uma fonte de antioxidantes e polifenóis, que contribuem para prevenir doenças cardiovasculares e neurodegenerativas. Com baixa densidade calórica, quando feita sem excesso de gordura e sal, ela torna-se uma aliada na dieta.
A pipoca também contém vitaminas do complexo B, essenciais para o metabolismo e produção de energia, mas, apesar dos benefícios, a pipoca não deve ser usada como substituta de uma refeição completa, pois tem baixo teor de proteínas e alguns micronutrientes essenciais.
O consumo frequente pode levar a deficiência nutricional, elevando o consumo de carboidratos em detrimento de outros nutrientes essenciais. Isso pode gerar um efeito rebote, aumentando a fome em outros horários, além de contribuir para a perda de massa muscular e óssea a longo prazo.
Quer receber mais notícias de saúde? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
Para manter a pipoca nutritiva, é recomendável prepará-la sem óleo ou manteiga. Uma forma saudável é usar pipoqueiras elétricas que não precisam de gordura para estourar o milho ou fazer no micro-ondas, colocando a pipoca em um recipiente de vidro com um pouco de água, cobrindo com papel-filme e fazendo furinhos para liberar o vapor.
Alternativamente, pode-se preparar a pipoca dentro de um saco de papel no micro-ondas, adicionando um fio de azeite, sal e orégano para dar sabor sem precisar de óleo ou manteiga.
Para quem gosta de consumir pipoca no jantar, uma alternativa é combiná-la com outras fontes nutricionais, como um suco ou uma vitamina proteica. Isso permite aproveitar os benefícios da fibra da pipoca sem abrir mão de uma fonte de proteína.
Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…
Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…
No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…
Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…
This website uses cookies.